Fonte Nova recebe visita do governador

Com 100% da execução do anel de compressão da cobertura e 99,9% da fase de montagem da superestrutura (pilares, vigas, lajes e arquibancadas) concluídos, a construção da Arena Fonte Nova segue cumprindo o cronograma para receber a Copa das Confederações de 2013 e Copa do Mundo de 2014. Nesta segunda-feira (27), o governador Jaques Wagner visita a obra e tem um encontro com 30 atletas da Sudesb, entre eles a medalhista olímpica do boxe Adriana Araújo.

A montagem da tenso-estrutura foi iniciada e está com 25% de avanço. Em seguida, será iniciada a colocação dos cabos de aço que suportarão a membrana da cobertura. A previsão de conclusão da cobertura da arena é dezembro, quando serão finalizados os ajustes de tensões da estrutura. Até esta sexta-feira (24), o avanço físico da obra era superior a 67%. Atualmente, a obra está com três mil trabalhadores (operários, técnicos e engenheiros) divididos em três turmas.

Outras frentes de serviços estão em andamento, como a construção dos acessos às rampas laterais. Além disso, a etapa de instalações elétricas, hidráulicas, TI e elevadores que já passa dos 48% de conclusão. O edifício garagem está com 85% das fundações finalizadas. No acabamento, os pisos estão com 70% e os revestimentos 17%. Em outubro de 2012 está previsto o início da instalação dos assentos e em novembro, previsto o início da instalação do gramado.

O governador chega à Fonte Nova às 8h, pelo portão 2 (Ladeira da Fonte das Pedras) e faz a visita acompanhado pela imprensa. Ainda na obra, dá entrevista coletiva. Depois, segue para o Centro de Visitação da arena, onde se encontra com os atletas apoiados pelo Governo do Estado.

O projeto

A arena não ficará restrita a eventos esportivos. Será um complexo de lazer, que sediará shows de grande porte, congressos e encontros de negócios. Está sendo construído um equipamento moderno, seguro e confortável, com aproximadamente 50 mil assentos cobertos, distribuídos em três níveis de arquibancadas, além de 70 camarotes, restaurante panorâmico, com vista para a arena e para o Dique do Tororó, e cerca de duas mil vagas de estacionamento.

A estrutura abrigará, também, sala de imprensa, quiosques, elevadores, sanitários e espaço cultural. Além disso, oferecerá acesso para pessoas com dificuldade de locomoção, circulação vertical por elevadores e posição de cadeirantes nas arquibancadas. A área total do terreno, que tem aproximadamente 116 mil m², possui 90 mil m² dedicados à arena multiuso, além da área de hospitalidade e do edifício garagem.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário