Bahia x Portuguesa: Torcer e acreditar!

Bastaram 45 minutos de razoável futebol no último Domingo, contra o Grêmio, para reanimar as esperanças da torcida tricolor, para uma nova tentativa de arrancada já a partir desta quarta-feira contra a Portuguesa, em Pituaçu, e, na sequência, no mesmo estádio e embalo, com mesma fé e torcida, contra o Cruzeiro no próximo Domingo; e o Bahia pode, o Bahia precisa e a torcida merece.

Se o time não é bom, se não contrataram os nomes certos, se fulano joga pouco e está dentro e se beltrano joga muito e está fora, já não importa, o que vale nestes dois jogos, são os possíveis seis pontos para a sobrevivência do maior e mais tradicional clube no Nordeste, dentro do Brasileiro da Série A, torneio onde está e ficará, a despeito do momento pouco animador, que puxa no reboque uma carga de sofrimentos, anseios, angustias ao torcedor tricolor.

Imerecido sofrimento, já basta o vivenciado pelo torcedor do Vitória, hoje atolado em um torneio secundário, beirando o invisível, tristes e cabisbaixos, sendo torturados e violados na sua paixão vermelha e preta, quando são submetidos ao castigo dos jogos inexpressivos, sem apelo, fazendo vôo rasteiro e desembarcando em rodoviárias para prestar provas seletivas em uma espécie de “segunda época” que, ao tempo que é concorrido, é nacionalmente desprestigiado.

Não, de jeito nenhum, essa hipótese de rebaixamento é algo impensável, seria um atraso, um retrocesso para o futebol da Bahia, que merece ambos os clubes na divisão principal e, na impossibilidade do desejo integral, que seria o ideal, que permaneça aquele que não precisa escalar picos ou montanha e sim apenas caminhar em linha reta e na direção certa, e este rumo terá que começar a se delinear nesta quarta-feira, às 20h30, no Estádio Metropolitano de Pituaçu, com a terceira, e quase véspera da quarta, vitória do Esporte Clube Bahia no Campeonato Brasileiro da Série A.

O Bahia terá hoje à noite, contra a Portuguesa, alguns desfalques, ouvir dizer que Mancini, expulso injustamente contra o Grêmio, está fora, os titulares Zé Roberto e Ávine não treinaram e viraram dúvidas, alguém disse por ai que Lulinha, depois da boa partida contra o Grêmio, terá a chance de entrar como titular e que a Portuguesa vem subindo de produção e tentará a primeira vitória fora de casa, mas nada disso já não importa ou interessa, agora é fé na camisa respeitada, aliada a figa no escudo conhecido, juntos da bandeira na mão e o grito na garganta, para começar a acreditar que é possível ficar onde estamos, enquanto outros, lutam para chegar no mesmo patamar. Já não cabem mais empates, já não existe saco para guardar novas decepções.

O jogo do Bahia contra a Portuguesa será às 20h30, no entanto, uma hora antes, ás 19h30 o torcedor tricolor terá que torcer por um triunfo do Vasco em cima do Sport, em jogo que será realizado nos Aflitos. Não dando certo, a torcida é imediatamente transferida para às 21h50, agora torcendo para que o Cruzeiro vença ou empate com o Santos, na Vila Belmiro. Mas é preciso vencer a Portuguesa.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário