Resumo da 2º divisão do Baiano 2012

Mais uma vez está comprovado que o futebol, realmente, é uma caixinha de surpresa. Quando a maioria acreditava que Colo Colo e Ypiranga deveriam ser os novos integrantes da elite do baianão em 2013, devido a campanha realizada até então, alcançando maior quantidade de pontos que os seus adversários, eis que os azarões surpreendem.

A verdade é que na hora da onça beber água Ypiranga não teve competência para superar o Jacuipense e o Colo-Colo caiu assustadoramente de produção se deixando abater pela garra do Botafogo.

O Ypiranga se despede da competição atual com 20 pontos ganhos, fruto de 6 triunfos e 2 empates, alcançando 66,67% de aproveitamento técnico. Amargando duas derrotas nos 10 confrontos. O Mais Querido ainda ficou com título de ataque mais positivo ao vazar as redes adversárias em 22 oportunidades.

O Colo Colo perdeu a oportunidade de disputar o troféu mesmo tendo a melhor campanha (21 pontos ganhos, 6 Vitórias, representando 70% de aproveitamento técnico; e apenas uma derrota), além de ter a defesa menos vazada dentre os semifinalistas (7 gols sofridos).

Entretanto é preciso reconhecer os méritos dos finalistas que souberam tirar proveito do regulamento. O Botafogo apesar de ter ficado na 3ª colocação na classificação geral, com 19 pontos ganhos, 5 triunfos, 4 empates representando 63,33% de aproveitamento técnico; e somente 1 derrota, soube se impor na fase semifinal vencendo o jogo de ida contra o Colo Colo e empatando em Ilhéus no confronto de volta.

O Jacuipense também entrou na semifinal com o regulamento na mão, mesmo tendo ficado na quarta colocação na classificação geral, com a mesma campanha do Botafogo.

Empatou em seus domínios e surpreendeu na partida de volta, quando contou com o reforço do experiente jogador Serrinhense Nadson, que se tornou internacional, chegou a ensaiar uma goleada no Ypiranga (4 a 1).

Assim sendo o Botafogo, sete vezes campeão baiano e o quarto maior detentor de títulos na história do futebol da boa terra; ficando abaixo do Ypiranga (10), Vitória (26) e Bahia (44), está confirmado como o terceiro representante da Capital ao lado da dupla Ba-Vi, na divisão de elite do certame estadual-2013. E o Jacuipense retorna a divisão principal, onde por sinal já marcou presença em duas edições na década de 90.

Jorge Luiz da Silva
www.esportecomunitario.com

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário