Fórum discute Lei Geral da Copa 2014

O Fórum de Secretários das Sedes da Copa 2014, criado na Bahia em 2010, reuniu-se ontem (29/06), no Palácio Bandeirantes, em São Paulo, para debater importantes temas vinculados à Lei Geral da Copa.

A abertura do 4º Fórum contou com as presenças do Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, do Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e do relator da Lei Geral da Copa, Deputado Vicente Cândido. O Ministro parabenizou a iniciativa dos Secretários de constituição do Fórum, observando que “o sucesso da Copa de 2014 depende do êxito de todas as cidades-sedes, que devem prosseguir com a maior integração possível e intercâmbio dos temas preparatórios do evento”.

Os temas discutidos foram: impactos da Lei Geral da Copa nas legislações locais, FIFA FAN FEST, estruturas temporárias e voluntariado.

Os Secretários manifestaram concordância com o cumprimento dos acordos de comercialização de bebidas alcoólicas nos estádios durante as competições e de garantia de meia-entrada para estudantes e idosos, recomendando aos governos locais que adequem suas legislações ao que dispõe o texto legal aprovado e sancionado pela Presidente Dilma.

Em relação às festas de exibição dos jogos, o Fórum buscará maior detalhamento junto à FIFA.
Na oportunidade, o Secretário Ney Campello sugeriu que todas as sedes realizem eventos de exibição dos jogos na Copa das Confederações, nos moldes do FAN FEST que ocorrerá em 2014, com o caráter de evento teste. A proposta foi aprovada por unanimidade e será encaminhada à FIFA.

Quanto ao overlay (estruturas temporárias) que serão instaladas nas duas competições, o Fórum aguarda as especificações por parte da FIFA, e por sugestão da Secopa/Bahia será solicitado ao Governo Federal que apóie no financiamento dessas instalações.

Para o tema de Voluntariado, os Secretários pleiteiam critérios uniformes de seleção do público de voluntários e acesso ao banco de dados da FIFA.

A representação de São Paulo propôs fazer da Copa das Confederações um observatório para todas as sedes desenvolverem experiências que colaborem para um êxito ainda maior em 2014.

Ao final do encontro a Bahia foi aplaudida por todos os presentes pela confirmação do sorteio final dos jogos no complexo de Sauípe.

O 5º Fórum será realizado em Brasília, no mês de setembro.

Ascom Secopa

30.06.12

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário