VIII Olimpíada das Apaes da Bahia

VIII Olimpíada das Apaes da BahiaA VIII Olimpíada das Apaes (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) da Bahia teve a sua abertura oficial nesta quinta feira (14/6), na cidade de Ilhéus, a 460 quilômetros de Salvador. O evento conta com a participação de cerca de 300 jovens excepcionais, de 16 municípios baianos, e tem o objetivo principal de promover a participação, integração e desenvolvimento esportivo dos alunos, como forma de inclusão social através do esporte.

Os jogos acontecem até este domingo (17/6), com as disputas de atletismo, natação, judô, capoeira, handebol e futsal. A participação dos atletas também servirá como seletiva para a XX Olimpíada Nacional das Apaes, que será realizada em Maringá, no Paraná, no final do ano.

A competição é organizada pela Federação Baiana das Apaes e tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb. Participam do evento as cidades de Salvador, Ilhéus, Itabuna, Canavieiras, Camaçari, Feira de Santana, Gandu, Guanambi, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Santa Maria da Vitória, São Francisco do Conde, Valente e Vitória da Conquista.

Na noite de quinta-feira (14/6), os participantes desfilaram pelas ruas de Ilhéus, ao som da banda de fanfarra Guerreiros da Bahia, em direção ao Ginásio de Esportes da cidade, onde foi realizada a abertura oficial da Olimpíada. A solenidade teve apresentações de capoeira, e de um grupo de dança da Apae de Ilhéus.

O presidente da Federação Baiana das Apaes, Derval Freire, faz questão de lembrar que as diferenças são esquecidas no meio esportivo. “O esporte aglutina em todo canto. Não apenas para aqueles que se dizem não excepcionais, mas principalmente com essa meninada. Mesmo com as dificuldades encontradas, eles praticam qualquer tipo de esporte, com disciplina, empenho e a vontade de competir”, disse.

Marcus Carneiro – direto de Ilhéus
Ascom/Sudesb

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário