União de Santa Cruz foi a grande campeã

A equipe União de Santa Cruz foi a grande campeã da primeira Copa de futebol sub-18 do Nordeste de Amaralina, que foi encerrada neste domingo (27/5). Na decisão, os campeões derrotaram a equipe do Craque Cidadão, por 5 a 4. A competição é realizada pela Associação Educacional Social Ágape – Aesa -, pela Sociedade Recreativa União Santa Cruz – Srusc – e pelo Centro de Assistência Social Boa Ação – Casba -, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb.

Desde cedo, muita gente da comunidade começou a chegar no Campo Bariri, no Nordeste de Amaralina, em Salvador, para acompanhar a decisão. As equipes foram recebidas com queima de fogos de artificio e execução do Hino Nacional Brasileiro.

Mesmo jogando pelo empate, União de Santa Cruz partiu para cima do Craque Cidadão. Após bela jogada com um passe em profundidade, o destaque do time de Santa Cruz, Anderson, cruzou e, contando com a falha do goleiro Emerson, Kaique desviou de cabeça e abriu o placar. Em uma cobrança de falta, Anderson foi feliz. Chutou fraco, no ângulo, mas o goleiro aceitou.

Foto Paulo Neves Ascom SudesbPrecisando da vitória, o Craque Cidadão foi para cima e, depois de uma falta em que a zaga tirou para frente da área, Laranjinha pegou a sobra e chutou forte pro fundo do gol. Ainda na pressão, o Craque colocou uma bola na trave. Logo depois, o lateral-direito Ronald, do União, aproveitou um contra-ataque, cruzou e o goleiro voltou a falhar.

O Craque Cidadão diminuiu para 3 a 2, com um belo gol de Júnior. Na diagonal, quase sem ângulo, chutou para o fundo do gol. No primeiro tempo ainda teve mais dois gols. União de Santa Cruz fez 4 a 2, com um belo chute de Anderson e o Craque diminuiu de cabeça com Kaique. No final da primeira etapa, o placar apontava 4 a 3, e o jogo estava quente.

Na segunda etapa, tendo que se arriscar mais, o Craque buscou diminuir o placar de qualquer jeito, mas sem muita eficiência. Nos minutos finais, União fez o quinto com Felipe e o Craque voltou a diminuir com Kaíque, que fez seu terceiro no jogo. Não dava mais tempo para reagir e a equipe União de Santa Cruz ficou com o título.

Para Anderson, escolhido como craque da competição, o trabalho de grupo prevaleceu. “Fico feliz pelo título, foi bom e gratificante”, disse. O esporte vem sendo um dos principais fatores de inclusão social na comunidade do Nordeste de Amaralina. Para Sinval Vieira, coordenador de Excelência Esportiva da Sudesb, que organiza as Copas de Futebol da autarquia, os objetivos vêm sendo alcançados. “São ao todo 12 Copas de futebol pelo interior do Estado, mais a Copa 2 de Julho, que se tornou a principal delas. Vejo essas competições como uma forma de diversão para as comunidades e de inclusão social, mas também como oportunidade do primeiro emprego para muitos garotos, a exemplo de Anderson que já está sendo observado pelo Esporte Clube Vitória”, disse.

Prêmios individuais:
Artilheiro: Bob – Craque Cidadão
Craque: Anderson – União de Santa Cruz
Goleiro: Ramon – Casba
Revelação: Felipe – União de Santa Cruz

Marcus Carneiro
Ascom Sudesb
Fotos: Paulo Neves / Ascom/Sudesb

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário