Bahia x Grêmio: a terceira decisão

Campeão, festa, título, quebra do jejum e muitas comemorações, este é o momento que vive o Esporte Clube Bahia. Mas a dinâmica do futebol não permite mais de três dias de festejos. Já na quinta-feira, o tricolor terá pela frente outra decisão, agora contra o Grêmio, pela Copa do Brasil, em jogo de caráter eliminatório e no Domingo, estréia no Campeonato Brasileiro, enfrentando o tricampeão Santos Futebol Clube de Neymar e companhia no estádio de Pituaçu. O confronto entre Grêmio e Bahia já aconteceu em dois mata-matas pela competição. E os gremistas se deram bem nas duas oportunidades.

A primeira vez foi logo na edição inaugural, em 1989. Por coincidência, o duelo ocorreu nas quartas de final, mesma fase do confronto deste ano. O Grêmio, que a exemplo de 2012 também chegava com 100% de aproveitamento para o embate, venceu os dois jogos: 2 a 0 em Salvador e 1 a 0 em Porto Alegre, arrancando para seu primeiro título na competição. O Bahia, na época, era o campeão brasileiro.

O outro embate ocorreu em circunstâncias muito diferentes. Em 2005, ambos estavam na Série B, de baixo astral. O duelo foi pela primeira fase. Em Salvador, vitória baiana por 2 a 1. No jogo da volta, no Olímpico, o Grêmio obteve um dramático 1 a 0 e seguiu adiante na Copa do Brasil.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário