Como parte das comemorações dos 512 anos do descobrimento do Brasil, Porto Seguro está sediando a sétima edição dos Jogos Indígenas Pataxó. Com o slogan Muká Dxahá Mukaú ug Mukaú Dxahá Muká (Reunir para unir e unir para reunir), o evento tem como objetivo a celebração entre as aldeias, a integração do povo Pataxó com a sociedade local e, principalmente, a valorização e a afirmação da cultura do povo Pataxó. Organizado pela Superintendência de assuntos dos povos Indígenas, os Jogos têm, mais uma vez, o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb. A competição teve início na noite de sexta-feira (20/4), e acontecerá até esta segunda-feira (23/4).

~A cerimônia de abertura teve direito a desfile da tocha que simboliza a chama olímpica dos Jogos Indígenas, percorrendo diversas avenidas da cidade, envolvendo atletas da região e índios Pataxó. Na arena montada na praia, centenas de atletas, de 18 aldeias Pataxó, festejaram a chegada da tocha, com a celebração do ritual Awê. A cerimônia ainda teve a benção dos Pajés Gessanã e Intambé. Dez “guerreiros”, que carregavam as tochas, ainda foram abençoados e purificados com um banho de barro pelo corpo, simbolizando a força das tribos Indígenas. Após todo o ritual a pira foi acesa ao som do Hino Pataxó.

Estiveram presentes no local, diversas autoridades, como o cacique Urubaiá de Aldeia Velha, o prefeito local Gilberto Abade, e o Analista técnico da Sudesb, Ney Santos. Para o Cacique Urubaiá, o evento é motivo de orgulho para a comunidade indígena. “Estou alegre com esse evento. Os jogos servem para a gente mostrar a nossa cultura. Quero agradecer a todas as autoridades que nos ajudaram. Que Deus abençoe nosso trabalho”, disse, emocionado.

Novidade
Um reunião com representantes da Superintendência de Assuntos Indígenas, secretários de educação e esporte do município de Porto Seguro e do Analista Técnico da Sudesb,Ney Santos, foi discutida a possibilidade de levar o projeto de Iniciação Esportiva e Inclusão Social da Sudesb, que é um sucesso, para as comunidades Indígenas Pataxó de Aldeia Velha e Coroa Vermelha.

A intenção é trabalhar com crianças, de 7 a 17 anos, promovendo a iniciação esportiva e gerando ocupação do tempo ocioso desses garotos, afastando de hábitos nocivos. A ideia é celebrada pelos representantes indígenas, por entenderem que formará futuros cidadãos

Programação
Durante o feriado de sábado 21/4, sob forte calor aconteceram a corrida com tora (masculino), arremesso de lança (masculino / feminino), modalidade de arco e flecha (masculino / feminino), corrida de maracá (masculino / feminino) e cabo de Guerra (masculino / Feminino). O índio Juari Braz, que faz parte da organização do evento, faz questão de lembrar que a finalidade do evento não é a competição, e sim a celebração.

Entenda as modalidades:

Ao todo serão 14 provas:

1- Arremesso de takape – Um representante de cada equipe fará o lançamento do Takape por três vezes.

2- Jogo de Zarabatana – Um representante de cada equipe deverá assoprar a flecha a 7 metros de distância do alvo.

3- Corrida com Tora – Dois representantes por equipe correrão a distância de 200 metros com a tora, em um revezamento de 100 metros de cada.

4- Luta Patxiw Miaka’ay – Os atletas serão sorteados e lutarão entre si até chegar ao campeão. A luta acontece em um círculo, onde os competidores terão três chances para fazer seu oponente derrubar o patxiw miaka’ay.

5- Corrida Rústica – A corrida será em trajes tradicionais e com até 03 participantes por equipe.

6- Natação – Um representante de cada equipe nadará 200 metros.

7- Arco e Flecha – Um representante por equipe irá atirar três flechas em um alvo a 25 metros de distância.

8- Cabo de Guerra – A competição será com uma corda ou com nakatxê. A equipe que puxar a outra além do marco ou permanecer mais tempo com o adversário em seu campo será a vencedora.

9- Canoagem – Os atletas farão um percurso de 200 metros no mar

11- Futebol – O futebol tradicional (masculino e feminino).

12- Corrida de Maraká. Cada equipe correrá com 05 (cinco) pessoas um percurso de 150 metros em volta de um tronco.

13- Desfile Cultura Viva, Pataxó! (masculino e feminino). Cada aldeia é representada por um índio (masculino e feminino) que será avaliado pelos jurados de acordo com critérios pré-estabelecidos para o desfile.

14- Prova de conhecimento cultural indígena. Cada equipe será representada por um casal, para responder dez perguntas por escrito, em um prazo de 20 minutos.

Marcus Carneiro – direto de Porto Seguro
Ascom/Sudesb
Fotos: Marcus Carneiro

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário