Neto Baiano não faz gol só de pênalti

Atacante Neto Baiano é do tipo de sujeito nojento e apático quando visto, pelo ponto de vista do torcedor do Bahia. Criador de problema, falastrão, provocador e o homem gol do Esporte Clube Vitória da temporada. No atual campeonato, lidera a artilharia com 9 gols, sendo que a maioria marcados através de cobrança de pênaltis. Mas quando observado seu histórico no Leão, nota-se que se trata apenas de uma excepcionalidade de momento e a matéria da Tribuna da Bahia, chega para desmistificar a falsa imagem que atacante só faz gols quando bola está parada na marca do cal. Confira.


Neto Baiano atingiu a marca de 50 gols pelo Vitória, no último jogo pelo Baianão, diante da Juazeirense, ao marcar de pênalti o gol que abriu o placar para o rubro-negro que perdeu por 3 a 2, no Estádio Adauto Morais, em Juazeiro. Na próxima partida do Vitória nesse domingo contra o Bahia, em Pituaçu, Neto atingirá a marca de 90 jogos vestindo a camisa rubro-negra.

Mas ao contrário do que o técnico do Bahia de Feira, Arnaldo Lira, disparou insatisfeito com a arbitragem de Lúcio José da Silva no intervalo da partida de domingo, entre o Vitória e o Bahia de Feira, quando ironizou a marcação de pênalti em cima de Arthur Maia, dizendo que “o Neto Baiano vai ser artilheiro com 50 gols de pênaltis”, os dados provam que ele está equivocado.

Com a camisa do Vitória, Neto Baiano fez apenas 13 gols de pênaltis dos 50 que já fez, ou seja: apenas 24,6% dos gols foram de pênaltis, menos de ¼ dos gols. A maioria dos gols de Neto foram de chutes ou de toques na área, aproveitando um rebote ou uma bola solta, mas também ele fez quatro gols de cabeça e até um de bicicleta, contra o Atlético de Alagoinhas.

Das 89 partidas realizadas, Neto Baiano jogou: 35 em 2009, 47 em 2011 e sete, até agora, em 2012 e foi artilheiro em todas as duas temporadas em que jogou pelo rubro negro: 2009 com 22 gols em 35 jogos (0,63 gols por jogo) e em 2011 com 47 jogos e 19 gols (0,4 gols por jogo) até agora em 2012 ele realizou seis partidas e marcou nove gols (uma supermédia de 1,4 gols por partida), se ele mantiver essa média e o Vitória for até a final do campeonato, ele terá feito ao todo 34 gols o que seria recorde absoluto de um artilheiro em uma única edição de campeonato baiano em todos os tempos, sendo que o recorde atual é de Claudio Adão que marcou 27 gols em 1986.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário