Você já viu este filme?

Em 2011 o Campeonato Baiano, a esta altura, estava se configurando em moldes parecidos com o do atual certame. Um Bahia perdido, ineficiente e demorando pra engrenar, um Vitória melhor mas eventualmente trôpego e um Bahia de Feira “raçudo” e que, apesar do elenco modesto, demonstrando um futebol taticamente organizado sob o lúcido comando de Arnaldo Lira.

Logo, é inevitável não se trazer ao lume a famosa pergunta que não quer calar: o Bahia ficará mais um ano sem título e o Vitória fraquejará diante de um representante do interior? É bem certo que ainda é muito, muito cedo para darmos uma opinião irretocável. Mas o que se desenha dentro desta competição é, mais uma vez, os times do interior dando mais trabalho para os “primos ricos” da capital e estes tropeçando nas próprias pernas, mais especificamente o Bahia.

Mas alguém pode questionar: “Mas o Vitória bateu o Juazeiro por 6×1” na última rodada. Sim, é verdade, mas não se pode esquecer que, semana passada, o time pagou vexame e empatou com o Feirense. Mesmo sendo longe do Barradão, com o elenco que possui o rubro-negro, é inconcebível uma estréia deste nível contra uma equipe que ninguém precisa dizer que é inferior.

O Bahia nem precisa falar muito. Os resultados dizem tudo. Tomou 3 gols em casa, ficando no empate e ainda foi neutralizado pelo Tremendão, que lhe aplicou o famoso “1×0 seco”!

Os dois times da capital terão que mostrar em campo muito mais do que se tem visto, pois senão o famigerado tabu dos times do interior não ganharem dois canecos consecutivos deve ser quebrado nesta edição do Baianão.

Ah! Você deve estar perguntando qual o meu palpite sobre o campeão? É necessário isso mesmo? Pode parecer contraditório com o conteúdo do artigo mas, apesar do Bahia ainda ser virtualmente o favorito e o xará de Feira de Santana estar num bom momento, acho que o Vitória, pra variar, vai levar o título para o Barradão. Porque? Não tanto por sua competência, que o time já mostrou ter, mas pela desorganização técnica do Tricolor e pelo fato de o Vitória estar com um elenco tecnicamente melhor este ano. Se vai ser assim, não sei, até porque se soubesse não estaria aqui, mas com uma tenda de advinhação.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário