Vai começar o Campeonato Baiano de 2012

O Campeonato Baiano de Futebol Profissional de 2012 está marcado para começar nesta quarta-feira, dia 18 de janeiro, se estendendo ao longo de quase 4 meses, com a final marcada para o dia 13/05, quando conheceremos quem levará para sua galeria o troféu.

Será o 109º torneio estadual, sendo que nos primeiros 8 anos, a competição foi organizada pela Liga Bahiana de Sports Terrestres. Na primeira edição em 1905 foram apenas 4 clubes disputando, saindo como vencedor o já extinto Club Internacional de Cricket.

A Federação Bahiana de Futebol, que completa 99 anos no próximo setembro, sucedeu a Liga Bahiana se chamando de Liga Brasileira de Sports Terrestres em 1913, passando para Liga Bahiana de Sports Terrestre em 1918 e Federação Bahiana de Desportos Terrestres em 1941. No entanto ao longo de seus 98 anos ela já organizou 100 competições, e já houve 101 campeões, isso porque ela realizou seu primeiro torneio com 3 meses de fundada, no final de 1913; em 1938 houveram 2 campeonatos, o primeiro vencido pelo Botafogo e o segundo pelo Bahia, e; em 1999 a decisão saiu dos gramados e foi parar no tribunal que concedeu o título para 2 clubes, o Vitória e o Bahia.

73 agremiações diferentes já disputaram o Campeonato Baiano da primeira divisão ao longo de 108 torneios. Muitas delas, principalmente as que competiram apenas na fase amadora do esporte, já extintas. Destas, 34 são representantes de cidades do interior, que começaram a ser inseridas na competição a partir de 1954, sendo o Fluminense de Feira de Santana o primeiro representante e o mais tradicional. Além de Salvador, 21 cidade da Bahia já foram representadas na competição.

Diversos formatos já foram utilizados nos campeonatos baianos ao longo desses mais de 100 torneios. Desde competições super curtas com apenas 3 clubes realizando 6 jogos no total, passando por extensos torneios com 16 clubes duelando ao longo de 9 meses em 232 partidas, e torneios complexos com 4 turnos, 2 fases por turno, cada uma com semi-final e final. Apenas para ilustrar, basta dizer que já teve um campeonato baiano com nada menos que 11 BaVis.

Aliás, difícil mesmo era ter um regulamento igual a outro, e após muitas críticas recebidas com o formato de campeonato que prevaleceu nos dois últimos anos, os clubes preferiram repetir a regra de 2009, que parece ser a mais justa, além de se enquadrar nas datas disponibilizadas pela CBF. Serão 22 rodadas na fase inicial, com todos os 12 clubes jogando entre si dentro e fora de casa. Uma espécie de pontos corridos para determinar os 4 finalistas que disputarão as semi-finais e, posteriormente, a final em jogos de ida e volta (mata-mata).

Victor Hugo

Regulamento do Campeonato Baiano de 2012
Tabela de jogos Campeonato Baiano de 2012
Baiano 2012: Clubes Participantes

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário