Futuro próspero para natação baiana

A baiana Ana Marcela venceu a 49ª Travessia Mar Grande-Salvador, neste domingo (15), sendo a primeira atleta, entre homens e mulheres, a chegar no Porto da Barra, com 1h59min34s em horário não oficial. Foi a quarta vez que Ana Marcela conquistou a travessia, que tem um percurso aproximado de 12 km, e, no próximo ano, completa 50 anos de criação. Já entre os homens, o primeiro lugar ficou com o carioca Rodrigo Silveirinha, de 15 anos, que surpreendeu e desbancou os baianos Allan do Carmo, Victor Simões e Victor Colonese, considerados favoritos.

A travessia de domingo (15) reservou boas surpresas para o esporte baiano. Uma delas é Renan Barbosa Santos, 16 anos, quinto lugar no masculino. Recebido por Elias Dourado, secretário do Trabalho e Esporte, em exercício, e também pelo coordenador estadual do Esporte, Marcos Pimentel, o atleta patrocinado pelo Governo do Estado, na categoria Talento Esportivo, pelo Bolsa Esporte, comemorou muito. “Agora vou avançar nos treinos e brigar por melhores classificações”.

Estudante do segundo grau do Colégio Rotary Clube, em Itapuã, o jovem nadador Renan Santos mora com a familia, no bairro de São Cristovão e considera este seu desempenho na 49ª Travessia Mar Grande – Salvador como o melhor dos últimos tempos e, por isso, sonha em conquistar títulos mundiais e olímpicos. “Nadei muito para chegar ao pódio. A maré estava puxando demais, principalmente aqui, na linha chegada”, disse feliz e quase perdendo o fôlego.

Criada por ATarde em 1955, a tradicional travessia tem a saída da praia do Duro, em Mar Grande, e chegada no porto da Barra, em Salvador. Campeã em 2006, 2008, 2010 e agora em 2012, Ana Marcela disputou a prova com 100 outros nadadores. Cerca de cinco mil pessoas acompanharam os minutos finais da prova. Os vencedores de cada categoria levaram R$ 4,5 mil.

A 49ª Travessia Mar Grande-Salvador teve o patrocínio da Powerade, Petrobras, Governo Federal, Braskem e Governo do Estado, através da Embasa. Apoio institucional de Vitalmed, Sigma/Technos e Brasilprev; realização técnica da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA); e apoio da Polícia Militar, Salvamar, Corpo de Bombeiros, Transalvador, Sesp, Limpurb, Capitania dos Portos, Defesa Civil, Bahia Marina, Yacht Clube da Bahia, Hospital Português, Hospital Espanhol e Prefeitura de Vera Cruz.

Classificação final da prova:
Feminino
Ana Marcela Cunha
Fernanda Penegois
Jacian Conceição
Suely Siqueira
Márcia Santos

Masculino
Rodrigo Silveirinha
Allan do Carmo
Victor Colonese
Gabriel Gouveia
Renan Barbosa


Ascom/Setre
16.01.2012

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário