FBF cancela Torneio início do Baiano 2012

Grande festa com a presença dos 12 clubes da 1ª divisão do Campeonato Baiano e ainda responsável por ajudar na recuperação de ex-atletas do Estado com problemas de saúde. Ao ler esta descrição, o torcedor baiano não tem dúvidas do que se trata. O Torneio Início.

Criado em 1919, o evento proporcionou momentos de alegrias e muita descontração aos apaixonados pelo futebol na Bahia. Foi pensando nisso que, em 2011, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) resgatou, após 30 anos, a competição que levou grandes públicos aos estádios.

Na oportunidade, depois de passar por quatro adversários, em Pituaçu, o Bahia de Feira se tornou o primeiro clube do interior a levantar a taça. Sem esquecer o lado beneficente, a FBF destinou toda a renda à Associação de Garantia ao Atleta Profissional do Estado da Bahia (Agap), em favor de ex-atletas baianos que hoje sofrem com doenças como Hepatite C entre outras.

Um grande exemplo de beneficiado pelo Torneio Início é o ex-jogador do Bahia Maílson. O ex-lateral tricolor é portador de uma doença degenerativa chamada de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), que comprometeu os movimentos das mãos e pernas, além da fala. Devido à enfermidade, Maílson não consegue mais andar e precisa da ajuda de outras pessoas.

Porém, para tristeza de milhares de pessoas, este grande evento não será realizado em 2012. Após diversas tentativas da FBF, o torneio, que seria realizado em 15 de janeiro, foi obrigatoriamente cancelado.

O motivo foi a falta de local para sua realização. Única praça esportiva pública da capital, o Metropolitano de Pituaçu não foi liberado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), responsável por sua administração. O órgão alegou que o estádio só poderia ser reaberto no dia 18 de janeiro, quando será dada a largada no Baianão 2012.

Ao ouvir o não, a entidade máxima do futebol no Estado não “abaixou a cabeça” e seguiu lutando pela realização da grande festa. Após outras tentativas junto à Sudesb, a FBF recorreu ao Estádio Manoel Barradas, de propriedade do Esporte Clube Vitória. Mas, em obras de recuperação do gramado, o Barradão só poderia ser utilizado a partir de 22 de janeiro.

Ciente das inúmeras tentativas para manter a competição, o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, lamentou a impossibilidade da edição 2012 acontecer. “Lamentamos informar que a FBF não terá como realizar o Torneio Início. Infelizmente, não há outra praça esportiva apta a abrigar a competição, dado ao número de atletas nela envolvidos, os quais necessitam de acomodações mínimas para aguardar seus jogos, especialmente quanto a vestiários”, explicou.

O dirigente ainda lembrou o cunho social que teria o evento. “De igual forma, lamentamos o fato de que com a não realização do Torneio Início, a Agap e o Sidasp perderão importantes receitas, que decerto seriam utilizadas para o desenvolvimento das suas respectivas atividades”.

Porém, a luta não acabou. A FBF garante empenho para que a competição volte a emocionar os torcedores baianos no próximo ano. “Não desistiremos do Torneio Início. Vamos tentar novamente a sua realização em 2013. Dessa vez, esperando mais sensibilidade para que tenhamos o estádio à disposição”, completou Rodrigues.


Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário