Estádio de Pituaçu completa três anos

Nesta quarta-feira (25), o estádio Roberto Santos, também conhecido como Pituaçu, que é administrado pela Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb), completou três anos desde a reinauguração, que aconteceu no dia 25 de janeiro de 2009. Naquele dia, os torcedores baianos lotaram a praça esportiva para assistir ao duelo entre Bahia e Ipitanga pelo campeonato baiano. Nesta mesma data, três anos depois, o Bahia volta ao campo, também pelo campeonato baiano, para enfrentar a equipe Juazeirense.

Nestes três anos, o estádio de Pituaçu vem recebendo jogos de futebol, shows musicais, projetos sociais e programações religiosas, totalizando um público de quase dois milhões de pessoas – 1.966.953 – em 141 eventos, com uma média de 13.920 pessoas por evento. Foram 126 jogos oficiais, com um público geral de 1.659.553 pessoas e uma média de 13.171 pessoas presentes por partida.

Entre os grandes eventos que aconteceram no estádio neste período está a partida entre Brasil e Chile, válida pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, que levou 30 mil pessoas às arquibancadas em 2009. Eram mais de 20 anos sem que a capital baiana recebesse um jogo oficial da seleção.

O estádio virou referência em todo o país. Durante esse período, a qualidade do gramado do estádio segue sendo exaltada. Em 2010, inclusive, foi escolhido como o melhor gramado entre os utilizados no brasileiro da série B, em pesquisa realizada pelo canal de TV por assinatura Sportv com os capitães dos 20 clubes da competição.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário