Benazzi falhou com Bahia e Vitória

Leonardo Martins, repórter da Tribuna da Bahia, nesta segunda-feira, faz um balanço das passagens do técnico Vagner Benazzi pela dupla Bahia e Vitória em 2011, e afirma que o técnico paulista falhou em ambas as situações. Uma injustiça, Benazzi, creio (não afirmo), perdeu apenas uma partida no comando do Bahia e no Vitória pegou o bonde no meio do caminho, ocupando décima quinta posição e ainda que não tenha obtido êxito por conta da trágica e esquisita derrota para o São Caetano, deixou o clube na quinta posição, e o acesso apenas não aconteceu por pura fatalidada, somadas as assombrações do mundo do futebol e um pontinho, como parece querer dizer, o ex-técnico na foto que ilusta essa matéria Confira.

A temporada 2011 chegou ao fim, e as equipes do futebol baiano já começam a se preparar para o ano seguinte. O Bahia terá de se preparar para um calendário atípico, enquanto o Vitória tenta se reestruturar para 2012, quando voltar a lutar pelo acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Apesar do momento oposto em que vivem, as equipes ainda passaram por situações semelhantes, como o fato de terem sido comandadas no mesmo ano pelo técnico Vágner Benazzi, que procurou fazer o seu trabalho corretamente, mas falhou com a dupla Ba-Vi.

Tricolor – Contratado no início da temporada para comandar o Bahia, Vágner Benazzi foi a grande aposta da diretoria, que buscava uma maneira de colocar o clube em situação de buscar o título do Campeonato Baiano, e com isso, quebrar a sequência de conquistas estaduais do rival Vitória. O treinador, por sua vez, conseguiu guiar o time para uma sequência de oito jogos sem perder, levando o time para a segunda etapa da competição. Apesar de conseguir colocar o Bahia “nos trilhos”, Benazzi foi demitido do clube por causa de uma entrevista emocionada que concedeu depois da derrota para o Atlético de Alagoinhas, no dia 10 de abril. O treinador ficou sabendo de sua demissão através das emissoras de rádio. Na ocasião, o presidente do clube Baiano, Marcelo Guimarães Filho, esclareceu a situação. “Foi um resultado muito ruim. A situação dele (Benazzi) é insustentável. A avaliação do trabalho não é feita apenas através dos números. É preciso também avaliar o dia a dia”, explicou o dirigente.

Rubro-negro – Após não ter dado certo no comando do Bahia, chegou a vez da diretoria do Vitória firmar vínculo com Benazzi. Após sonhar com a contratação de Paulo César Gusmão e Toninho Cerezo, a diretoria do clube rubro-negro mostrou que é adepta da política de “quem não tem cão, caça com o gato” e oficializou o acerto com Benazzi até o final do ano, com a difícil missão de levar o Vitória à Série A do Campeonato Brasileiro. Benazzi já havia conseguido subir times da segunda para a primeira divisão em três oportunidades na carreira.

O primeiro feito foi em 1998, quando levou a Sociedade Esportiva do Gama-DF, sendo campeão da Série B. Em 2001 o treinador conquistou o acesso à Série A novamente, dessa vez com a equipe do Figueirense-SC. Já em 2007, o técnico subiu com a Portuguesa de Desportos. No entanto, o currículo recheado de acessos não foi o bastante para que o Vitória garantisse uma vaga na divisão de elite de 2012. Benazzi chegou à equipe do Vitória na 15ª rodada da Série B, quando o time estava na 12ª posição, mas deixou a equipe apenas da 5ª posição, somando assim mais um fracasso em 2011, ano que deve ser esquecido para ele. Vágner Benazzi deixou o comando do time do Barradão no dia 28 de novembro. (LM)

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário