Já não é novidade para ninguém que o município de São Francisco do Conde não tem poupado esforços para realizar investimentos no esporte, principalmente no futebol. Os resultados são os inúmeros títulos e conquistas que as equipes locais vêm alcançando no futebol baiano.
Na categoria Infantil, o time sub-16 terminou o Campeonato Baiano deste ano com grandes resultados na quinta colocação entre os 14 participantes. Resultado melhor conquistaram os garotos do sub-18. A equipe terminou o Baianão com a taça de terceiro colocado (foto), atrás apenas de Vitória e Bahia, campeão e vice, respectivamente.
Já no Campeonato Intermunicipal 2011, a Seleção de São Francisco do Conde chegou à grande final após a bela campanha nas primeiras fases. Com aproveitamento de 70%, a Seleção, que conta com o artilheiro Pim, disputará sua segunda decisão em três anos. Em 2009, ficou com o vice-campeonato ao ser derrotada por Serrinha. Neste ano, duela pelo título nos dias quatro e onze de dezembro, com a Seleção de Santaluz.
O reconhecimento pelos grandes investimentos não demorou a chegar. Na última segunda-feira (28), o time sub-18 do São Francisco foi convidado a participar da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2012, principal competição da categoria no Brasil, que será realizada entre três e 25 de janeiro, em São Paulo.
São Francisco substituirá o Colo-Colo, que desistiu de disputar a Copinha e deixou uma vaga em aberto. O time de Ilhéus tinha conquistado o direito de participar do torneio por ter sido o terceiro colocado no Baianão de Juniores de 2011. Com a solicitação de dispensa do tigre, a Federação Bahiana der Futebol (FBF), por meio do presidente Ednaldo Rodrigues, solicitou à Federação Paulista (FPF) a inclusão do São Francisco, terceiro colocado no Estadual sub-18.
Também na segunda-feira, o secretário de Administração da cidade, Joaci de Almeida Pena, que acompanha de perto a trajetória do futebol no município, esteve na sede da FBF (foto) e confirmou a inscrição do clube baiano.
Os jovens de São Francisco do Conde se juntarão a Bahia e Vitória para representar o Estado na competição, que já é destaque no futebol internacional. A Associação Atlética São Francisco ficará no Grupo O, ao lado do Taubaté (SP), Vasco e Remo (PA).