Projeto Caravana do Lazer da Sudesb

O bairro de Cajazeiras foi contemplado com Projeto Carvana do Lazer da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb. Na quinta e na sexta-feira (24 e 25/11), aconteceu, na Casa do Trabalhador, na Fazenda Grande II, o Curso de Capacitação de Agentes Multiplicadores de Lazer, que reuniu professores, moradores do bairro e outras regiões. As atividades prosseguiram neste sábado (26/11), no campo da Pronaica, Cajazeiras X, com a realização do Dia de Lazer.

Dentre os participantes da capacitação estava o professor de dança, João Lima Barbosa que espera que o projeto possa ser realizado mais vezes e também em mais bairros de Salvador. “É fundamental este tipo de iniciativa do Governo, pois potencializa o interesse da criança e do jovem pelo esporte e lazer, e além disso do perigo da marginalidade, das drogas entre outros”,analisa João.

Por causa da chuva, as crianças não puderam brincar muito nos equipamentos montados no local. A exemplo da estudante Ana Larissa dos Anjos Souza, 11 anos, que procurou se divertir na oficina de pintura; “cheguei cedo, queria brincar na cama elástica, mas não deu. Só que estou aproveitando para pintar, já fiz cinco desenhos e estou me divertindo também”, contou.

Para a professora da Uneb, Valnice Souza Paiva, que também fez o curso de capacitação, o projeto é muito importante pois através da atividades se pode trabalhar com as crianças o lado lúdico, o lazer, o raciocínio lógico. “O curso nos trouxe à memória aquilo que as crianças de antigamente gostavam de brincar e se divertiam, sem pagar, coisas simples que atualmente estão esquecidas. Também relembrou que com o reciclado desenvolvemos a criatividade e podemos fazer coisas bem legais”, disse a professora.

A Caravana do Lazer é um projeto itinerante da Sudesb que, desde 2008, vem percorrendo vários municípios baianos com baixo Indice de Desenvolvimento Humano – IDH, oferecendo Cursos Capacitação, e momentos de descontração e alegria com a realização do Dia de Lazer, com várias atrações para a garotada, como pula-pula, pista de sabão, golzinho, vôlei, xadrez, dama e dominó gigantes, pula corda, corrida maluca, pista de sabão, piscina de bolinha, dentre outros brinquedos educativos.

Ileana Brito DRT 114
Ascom/Sudesb
27.11.2011

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário