BaxVI: O que você previu que deu certo?

Fim de campeonatos: O que você previu que não deu certo? Será que todas as expectativas foram cumpridas independentemente dos fins alcançados? Para clubes sem qualquer benefício de uma ordem democrática, fatalmente uma frustração qualquer, uma má campanha, pode resultar numa crise política dentro do clube, sem qualquer termo para o seu fim.

Vimos que o Bahia ficou anos no porão do nacional, numa crise sem precedentes. O Vitória atualmente pode vir a padecer desse mal, e isso parece sempre resultado de desastres dentro de campo, falta de dinheiro e de engenharia institucional – democracia – principalmente.

Mas, ao final do campeonato será que Carlos Alberto será absolvido pela sua torcida como foi Souza? A verdade é que Souza foi uma unanimidade de fraca atuação no baianão 2011 e no início do brasileirão para se tornar agora uma unanimidade positiva ao final do campeonato.

O que aguardamos, além do processo eleitoral no Bahia e no Vitória, é que o Bahia escapando do rebaixamento e o Vitória ascendendo para a série “A”, todos os fantasmas parecerão que foram exorcizados.

Acredito até que duendes verdes venham a trazer a sorte para outros jogadores esquecidos no futebol do “eixo do mal”, como foi admiravelmente favorável a Souza e a Gilberto (Vitória), isto se seus clubes conseguirem os seus últimos objetivos dentro das quatro linhas.

Uma pena, pórém, não considerar também o futuro institucional dos clubes como uma vitória da escassez de títulos do Bahia atualmente para finalmente ser devolvido a sua torcida num clube mais moderno e democratizado.

Caberão as suas elites dirigentes,, de Bahia e Vitória, resolver a contradição sobre poder político imediato e futuro político incerto. Optando pelo futuro da alternância de poder para garantir sua própria sobrevivência.

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário