Copa do Nordeste com boas novidades

O Site iBahia trás novidades sobre a Copa do Nordeste, oriundas da Federação Paraibana de Futebol. O que não se consegue entender, com perfeição, é a ausência da dupla Bahia e Vitória e da própria Federação Baiana de Futebol nas decisões sobre este torneio, que pode ser a redenção da região. Confirmadas as informações, sem dúvida será um avanço enorme para os nordestino.


Até agora, a única decisão sobre a Copa do Nordeste é que ela não será realizada no ano que vem. Segundo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a competição regional só vai voltar ao calendário nacional em 2013. E a tendência é de que o campeão do Nordeste ganhe o direito de participar da Copa Sul-Americana ou da Copa do Brasil do ano seguinte.

A informação é da assessoria de imprensa da Federação Paraibana de Futebol (FPF). A presidente da FPF, Rosilene Gomes, esteve reunida na última quinta-feira (3) com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, com representantes da Liga do Nordeste e com dirigentes das federações, para discutir sobre a realização da competição.

Segundo Rosilene, nesta reunião, ficou decidido três patrocinadores para a competição, a quantidade de participantes e alguns detalhes sobre o molde de disputa. O critério de classificação para a competição regional seria o índice técnico dos campeonatos estaduais: apenas campeão e vice dos estaduais em 2012 participariam da Copa do Nordeste em 2013.

A ideia é que, ao todo, 16 times disputem o título em 12 datas a serem agendadas. Na primeira fase, os times estariam divididos em quatro grupos de quatro, dos quais se classificariam apenas os dois primeiros colocados. A partir daí, os oito classificados começariam o sistema de mata-mata, até que apenas dois decidissem quem seria o grande campeão.

Para a presidente da FPF, o retorno da competição pode gerar lucro para os clubes. Segundo ela, há a possibilidade de que um álbum de figurinhas e uma raspadinha sejam idealizados e comercializados para servir de divulgação da copa. “A CBF está estudando com carinho a volta da competição com toda a sua chancela, já que dispõe de todo o apoio logístico para a sua execução e certamente será altamente rentável para os clubes”, disse Rosilene.

Os representantes da Liga do Nordeste ainda sonham com a realização da competição no primeiro semestre de 2012, apesar de que isso interferiria no calendário nacional, que já foi divulgado pela CBF. Para Rosilene, a FPF vai sempre apoiar a realização da Copa do Nordeste, desde que isso não acarrete modificação no calendário do Campeonato Paraibano.

“Não sei de que forma a Liga pretende realizá-la no próximo ano. Não podemos prejudicar os outros clubes em função dessa disputa. Se eles conseguirem datas sem atrapalhar o Campeonato Paraíbano, terá todo o nosso apoio”, garantiu.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário