Campeões dos Jogos Abertos do Interior

Conhecidos os campeões dos Jogos Abertos do Interior, encerrados nesta terça-feira (15/11), em Vitória da Conquista. O título no basquete feminino ficou com a equipe de Caetité. Vitória da Conquista levou as taças do vôlei feminino e do basquete masculino. Feira de Santana sagrou-se campeã no vôlei masculino. Já Itabuna foi campeã do handebol masculino e feminino. O futsal feminino teve como campeão Barra do Choça e, no masculino, a equipe de Ilhéus. O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb, com apoio das prefeituras participantes.

Abrindo a programação decisiva desta terça-feira, no Ginásio de Esportes Raul Ferraz, pelo basquete feminino, Caetité venceu Irecê, pelo placar de 45 a 28, e foi campeã da modalidade. A atleta da equipe vencedora, Taís Giovana Cerqueira Mendonça, 31 anos, não escondia a alegria que estava sentindo. “Sou conquistense, mas joguei hoje como convidada de Caetité e estou muito feliz, pois este é o único evento voltado para os atletas do interior e já participo há 16 anos, mas cada conquista é uma alegria única”, declarou.

Lágrimas de superação, assim definiu o que sentia a atleta de Caetité, Joice Mara Oliveira Ramos, 23 anos, ao receber a medalha de ouro. “Estou muito emocionada, pois infelizmente tive que ficar quase um ano sem treinar, passei por muitas dificuldades, mas agora veio a recompensa”, declarou, chorando.

Sob comando do técnico Jeferson Alves, Caetité chegou ao título com as atletas Paloma, Joice, Patrícia, Valdines, Taís Giovana, Rosangela, Carla, Regina, Vânia, Islady, Ivone e Lajuci. “Vencemos o zonal de Guanambi e, nesta fase final, ganhamos, também , antes desta partida decisiva, de Guanambi por 61 a 16, de Cachoeira, por 20 a 0, e Feira de Santana 32 a 26. Este é o resultado de um trabalho de quatro anos com as atletas”, conta Jeferson.

No confronto final do basquete masculino, Feira de Santana começou dominando o jogo e terminou na frente da equipe de Vitória da Conquista até o terceiro tempo. Mas a partir do quarto e último tempo, a seleção conquistense reverteu o quadro, e, contando com o apoio da torcida, venceu a partida por 69 a 66. Para o atleta da equipe de Vitória da Conquista, Vitor Verde, 17 anos, esta competição serve de incentivo para quem quer ser jogador de basquete no futuro. Já o jogador e técnico Márcio Brito dedicou o título aos torcedores. “Nossa equipe esteve 11 pontos atrás do adversário até o quarto tempo decisivo, mas com garra e determinação buscamos estes pontos e passamos à frente graças ao apoio do público e da Torcida Organizada Criptonita”, acredita Márcio.

O time, que tem como auxiliar técnico Juarez Júnior, foi campeão com: André Bispo, Alex Félix, Gil Chaves, Eleazar Xavier, Sandro Souza, Felipe Soares, Vitor Verde, Cleses Passos, Kalil Rebouças, Diego Sacramento, Márcio Brito, Lehar David e Will Santos.

No handebol feminino, Itabuna foi campeã ao ganhar de Vitória da Conquista, por 37 a 17. De acordo com o técnico Caio Laranjeira, em 2010 a equipe ficou em segundo lugar na modalidade. “E este ano chegamos ao primeiro lugar no pódio com muita luta, vencendo também o zonal de Simões Filho. Itabuna conquistou o troféu com as atletas: Lisie Braga, Inaiá Nascimento, Angelania dos Santos, Bethsaber Bezerra, Thayane Santos, Ingara Silva, Karina Sartori, Suian Oliveira, Lucileide Bonfim, Emilly Braga, Ariadne Cabral, Vânia Lúcia Lima e Weslandia de Souza.

No handebol masculino, o time de Itabuna voltou a brilhar e foi campeão ao vencer Feira de Santana por 40 a 27. A equipe foi campeã com Antônio Leite, George Santos, Paulo Gaião, Fred Melo, Welson Santos, Vanuel Oliveira, Rafael Passos, José Maria, Cesar Nunes, Ascendino Neto, Paulo Augusto, Rafael Silva e Ivonilson Silva.

Um dos jogos mais dramáticos desta terça-feira foi a final do futsal feminino, quando Barra do Choça venceu a equipe de Vitória da Conquista e levantou a taça pela segunda vez consecutiva. O tempo normal terminou com o placar de 5 a 5. Na prorrogação, Barra do Choça passou à frente e terminou com o placar de 6 a 5, diante de uma plateia animadíssima. Aos gritos de bi campeã, a atleta Juliana Souza disse que a partida foi muito difícil, mas a vitória teve um sabor especial. Sob o comando do técnico Nereu Ferreira, Barra do Choça ganhou com Daiana, Aline, Edvania, Juliana, Ana Paula, Yele, Iara, Andréa, Ana Carolina e Juliana Souza.

No futsal masculino, Ilhéus venceu Brumado por 6 a 3, sob o comando do técnico Márcio Brandão Santos e contando com os atletas Lindembergue, Mateus Pereira, Mateus Melgaço, Maike, Ramires, Chauan, Renato, Felipe, Tiago Santos, Tiago Aragão, Jorge Nascimento e Jorge Santos. Márcio Brandão agradeceu ao apoio ilheense e disse que o resultado é fruto da renovação sofrida pela equipe. “No ano passado não passamos na semifinal, mas agora nosso time é formado por jogadores quase todos sub-20. Só temos quatro atletas acima de 20 anos, e a resposta veio com a conquista do título”, revela Brandão.

As partidas finais do vôlei aconteceram no Ginásio de Esportes da AABB, na categoria feminina, Vitória da Conquista foi campeã ao derrotar Simões Filho, por 3 sets a 0, parciais de 25 a 12, 25 a 10 e 25 a 16. Segundo o técnico conquistense, Ronaldo de Oliveira Lopes, o time não perdeu nenhum jogo, nos quatro dias de confrontos, e entrou na quadra com: Sílvia Magali, Maria Ivone, Raica Lopes, Laudicélia Daniele Lopes, Iara Lúcia, Emanuele, Fernanda Gusmão, Fabiane Rigaldi, Cléa Cristina e Carolina Lopes.

No vôlei masculino, Feira de Santana foi campeã ao vencer de virada Itabuna, por 3 sets a 1, com parciais de 15 a 25, 25 a 20, 25 a 18 e 25 a 20. “Depois de dois anos afastado da equipe, retornei para um trabalho de renovação, voltado para este novo desafio, com jogadores jovens e obtendo bons resultados”, analisa o treinador de Feira de Santana, Jarbas Araújo, que atuou com Zoroastro Rios, Everton Andrade, Isaac Santos, Marcus Mascarenhas, Raphael Dourado, Geoston Caetano, Osmar Israel Mendes, Arielton Oliveira e Laerthy Marques. “Não posso deixar de agradecer também aos atletas Tadeu Mendes e Demostenes Oliveira, que não vieram por estar contundidos”, disse o técnico.

Um dos atletas mais experientes da equipe campeã, Osmar Mendes garantiu que o vôlei de Feira de Santana estava invicto desde o zonal de Simões Filho e nesta fase final também ganhou todas as partidas. “Este troféu e medalha são muito importantes para nós atletas e os Jogos Abertos também, pois é a única competição que movimenta o esporte no interior e revela talentos”, analisa Osmar.

O evento, iniciado no último sábado (12/11), foi disputado também nas quadras dos Ginásios de Esportes do SESC e do Colégio Oficina. Esta etapa final dos Jogos Abertos reuniu equipes de trinta municípios. O coordenador de esportes de Vitória da Conquista, Gilmar Freitas, acredita que os jogos continuam sendo de suma importância para os atletas baianos e para fomentar o esporte no interior do Estado. Ele elogiou também as renovações ocorridas em todas as equipes com a inclusão dos atletas menores de 20 anos. “Com essa exigência, a tendência é que possa melhorar cada vez mais a competição”, afirma Gilmar.

Para o coordenador de apoio ao esporte da Sudesb e geral dos Jogos Abertos do Interior, Paulo Cesar Vieira Lima, a etapa final, que aconteceu em Vitória da Conquista agora em 2011 (sediou também as finais de 2007 e 2010), alcançou pleno êxito. “A hospitalidade conquistense mais uma vez foi de grande importância para o sucesso da competição, que cumpriu a programação, o regulamento, com a obrigatoriedade de ter atletas mais jovens nas equipes, que mudou o perfil do evento”.
Classificação final dos Jogos Abertos do Interior 2011
Futsal Masculino
Campeão – Ilhéus
Vice – Brumado
Futsal Feminino
Campeão – Barra do Choça
Vice – Vitória da Conquista
Vôlei masculino
Campeão – Feira de Santana
Vice – Itabuna
Vôlei Feminino
Campeão – Vitória da Conquista
Vice – Simões Filho
Basquete masculino
Campeão – Feira de Santana
Vice – Vitória da Conquista
Basquete feminino
Campeão – Caetité
Vice- Feira de Santana
Handebol masculino
Campeão – Itabuna
Vice – Feira de Santana
Handebol feminino
Campeão – Itabuna
Vice – Vitória da Conquista

Ileana Brito – Direto de Vitória da Conquista (Ba) DRT – 1114
Ascom/Sudesb

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário