Oito times na 2ª divisão do Baianão 2012

Nesta segunda-feira (17), a Federação Bahiana de Futebol (FBF) encerrou as inscrições para o Campeonato Baiano da 2ª divisão 2012. A competição definirá os dois novos integrantes da elite do futebol do Estado em 2013.

Oito clubes garantiram presença na competição. São eles o Colo-Colo de Futebol e Regatas (Ilhéus), Associação Desportiva Jequié (Jequié), Guanambí Atlético Clube (Guanambí), Galícia Esporte Clube (Salvador), Botafogo Sport Clube (Salvador), Esporte Clube Ypiranga (Salvador), Esporte Clube Ipitanga Bahia (Lauro de Freitas) e o Esporte Clube Jacuipense (Riachão do Jacuípe).

Porém, de acordo com o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, ainda não está definido o número total de participantes do campeonato. “A Federação ainda vai definir se serão dez ou 12 clubes na 2ª divisão. Em caso de dez, teremos mais duas vagas do Torneio Seletivo. Já se forem 12, mais quatro vagas sairão desta competição”, explicou.

O Seletivo foi criado para dar oportunidade aos clubes que querem disputar o acesso à elite do futebol baiano. Participam do torneio times que, devido ao calendário de competições, precisam concorrer às vagas para voltar a disputar o campeonato.

Neste ano, seis clubes se inscreveram para concorrer às vagas. Além do Sport Clube Camaçariense e o Esporte Clube Poções, últimos colocados da segundona em 2011, participarão o Atlântico Esporte Clube, de Lauro de Freitas, mas que mandará seus jogos em Terra Nova; Cruzeiro de Cruz das Almas; São Cristóvão Esporte Clube, de Salvador e o Astro, de Feira de Santana, mas que terá a cidade de Serrinha como mando de campo.

O Torneio Seletivo será disputado a partir de janeiro de 2012.

ATUALIZAÇÃO – ABRIL 2012

Enquanto a elite do futebol baiano está na reta final do Baianão 2012, as equipes da segunda divisão terminaram os preparativos para a estreia no campeonato. A competição, que vale duas vagas na elite do futebol do Estado em 2013, será iniciada no próximo sábado (28).

Com grandes campeões na disputa, a edição deste ano promete jogos emocionantes, recordes de público e muita adrenalina nos corações dos torcedores. Nos dirigentes, a expectativa não é diferente.

Cinco vezes campeão baiano e o primeiro clube a levantar a taça por três anos consecutivos (1941, 1942 e 1943), o Galícia, que bateu na porta nos últimos anos, quer finalmente voltar a dar alegrias a seus fanáticos torcedores na capital baiana. O granadeiro acertou a contratação do Técnico Sérgio Araújo, com passagens por Vitória, Juazeiro e Vitória da Conquista, e reforçou o elenco com jogadores como Cicinho, um dos artilheiros da Juazeirense no Baianão da 1ª divisão, e o zagueiro Jalnir, que também atuou pelo canção de fogo.

O maior rival do azulino, o Ypiranga, dez vezes campeão baiano, investiu na estruturação do clube fora de campo. O presidente Emerson Ferreti fechou contrato com a Lotto, nova fornecedora de uniformes e materiais esportivos, e diversas outras empresas que apoiam o clube. Para fazer sucesso também dentro das quatro linhas, o mandatário trouxe o técnico José Carlos Amaral e atletas como Thiago Dias, ex-Vitória; Victor Fernandes, ex-Colo Colo e Itabuna; Júnior, ex-Bahia e Camaçari, e Gil, ex-Atlético de Alagoinhas e Serrano.

Para o diretor de futebol do Mais Querido, Thiago Leite, o esforço da diretoria será recompensado com os resultados. “Estamos fazendo esse trabalho fora de campo, pois um clube estruturado faz o sucesso em campo. Estamos mesclando experiência com juventude, trazendo jogadores que disputaram a 1ª divisão”, destacou.

Campeão baiano de 2006, quando derrotou o Vitória em pleno Barradão, o Colo Colo de Ilhéus reformulou toda a equipe e apenas cinco jogadores ficaram como remanescentes de 2011. Segundo o presidente Walter Teles, o objetivo do clube é voltar ao topo do futebol baiano e para isso trouxe 17 jogadores. Dentre eles, estão o atacante Robert, ex-Atlético de Alagoinhas e Vitória; Marcos Neves, ex- Atlético de Alagoinhas; Mexerica, ex-Náutico, e William Baiano, ex-Juazeirense.

O Botafogo, tradicional clube de Salvador, com sete títulos estaduais, quer voltar a brigar pelo título depois de décadas. Para isso, o presidente Adalberto Lopes contratou dez jogadores, como Rodrigo, ex-Fluminense; César, ex-Camaçari, e Totinga, ex-Camaçari e Itabuna.

O Jacuipense, campeão baiano da segundona em 1989, formou um dos elencos mais ousado da competição. Com a parceria com a Antonius´s Assessoria, HWT e prefeitura de Riachão do Jacuípe, o atual presidente Felipe Carneiro formou a comissão técnica com o ex-lateral da Seleção Brasileira, Corinthians e Vitória, Rodrigo (técnico) e o ex-atacante Uéslei, com passagens marcantes pela dupla BaVi, como auxiliar. No elenco, jogadores conhecidos como o volante Fausto ex- Bahia e Atlético de Alagoinhas; Paulo Matos, ex-São Paulo, e o atacante Wilson Júnior, ex-Portuguesa e Bahia.

Já o Ipitanga, do presidente Renato Braz, chega mais comedido para a competição. O dirigente revelou que não montou o time que desejava, mas buscará jogadores revelados no Intermunicipal e lutará, na medida do possível, por uma das vagas. “Não estamos com o time fortalecido como queríamos para subir. Mas, vamos lutar por uma das vagas”.

Empolgados com as campanhas no Torneio Seletivo, Cruzeiro de Cruz das Almas e Astro se juntam ao Jequié como os candidatos a surpreenderem os favoritos à conquista do título.

Para abrilhantar a competição e contribuir para a estruturação das equipes, a Federação Baiana de Futebol (FBF) regionalizou os grupos visando à diminuição das despesas dos clubes com deslocamentos e viagens. Além disso, a entidade assinou contrato com a empresa NER Produções Artísticas, que ficará encarregada de fazer a captação de recursos e patrocínios para o campeonato e seus participantes.

Confira os treinadores e principais reforços de cada clube:

Galícia Esporte Clube
Mando de campo: Estádio Junqueira Ayres (São Francisco do Conde)
Treinador: Sérgio Araújo
Principais reforços: Cicinho e Jalnir (ex-Juazeirense)

Esporte Clube Ypiranga
Mando de campo: Estádio de Pituaçu (Salvador)
Treinador: José Carlos Amaral
Principais reforços: Thiago Dias (ex-Vitória), Júnior (ex-Camaçari), Gil (ex-Serrano)

Colo Colo de Futebol e Regatas
Mando de campo: Estádio Mário Pessoa (Ilhéus)
Treinador: Paulo Sales
Principais reforços: Robert (ex-Vitória e Atlético), Marcos Neves (ex-Atlético), William (ex-Juazeirense) e Mexerica (ex-Náutico)

Botafogo Sport Club
Mando de campo: Estádio Luis Eduardo Magalhães (Terra Nova)
Treinador: Sérgio Veloso (Dentinho)
Principais reforços: Rodrigo (ex-Fluminense) e Totinga (ex-Camaçari e Itabuna)

Esporte Clube Jacuipense
Mando de campo: Estádio Eliel Martins (Riachão do Jacuípe)
Treinador: Rodrigo
Principais reforços: Fausto (ex-Bahia e Atlético), Wilson Júnior (ex-Bahia e Portuguesa) e Paulo Matos (ex-São Paulo)

Esporte Clube Ipitanga Bahia
Mando de campo: Estádio Luis Eduardo Magalhães (Terra Nova)
Treinador: Alcir Silva
Principais reforços: Danilo, Rafael e Ricardo

Associação Desportiva Comunitária Astro
Mando de campo: Estádio Mariano Santana (Serrinha)
Treinador: Zé Gambiarra
Principais reforços: Rilzomar, Odair e José Hamilton

Cruzeiro Futebol Clube de Cruz das Almas
Mando de campo: Estádio Junqueira Ayres (São Francisco do Conde)
Treinador: Sérgio Oliveira
Principais reforços: Gideon, Tuché e Eder

Associação Desportiva Jequié
Mando de campo: Estádio Waldomiro Borges (Jequié)
Treinador: Nelson Mourão
Principais reforços: Ezaul (Juazeiro), Paulinho (Serrano), Renan Carioca (América-RJ)

* O Guanambi foi excluído da competição pela não inscrição de atletas para a 1ª rodada

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário