Jogos Abertos do Interior da Bahia 2011

Nos últimos dias o mundo do esporte tem vivido as emoções das disputas dos Jogos Pan Americanos de Guadalajara, no México, mas desde sexta-feira (21/10) as atenções do cenário esportivo baiano estão voltadas para as areias, pista de atletismo, piscina, salão, e quadras do Ginásio de Esportes do Sesi e da Prefeitura de Simões Filho, onde vem sendo disputado mais um zonal dos Jogos Abertos do Interior. E neste sábado (22/10) foram conhecidos os campeões das modalidades individuais do evento, que tem o apoio do Governo do estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb.

Na natação, quem levou o troféu geral no feminino e no masculino foi a equipe de Feira de Santana que tem entre seus integrantes o atleta Ferdinando de Mello Mendes que faturou a medalha de ouro nas provas de 50, 100 e 400m nado livre além do revezamento 4 x 50m livre. “Nado desde meus 5 anos de idade, e apesar de ter 42 anos me sinto revigorado com mais esta vitória nos Jogos Abertos, do qual já sou veterano. A competição tem também grande importância para os nadadores que estão chegando”, analisa Mendes.

Quem brilhou também levando a medalha de ouro nas provas de 50 e 100 m nado livre foi Larissa Fagundes, de Luis Eduardo Magalhães. A professora de educação física, de 24 anos, participava pela primeira vez da competição e disse que a vitória foi um teste de superação. “Enfrentei muitos problemas de saúde provenientes de uma hérnia de disco. A viagem também foi muito cansativa, quase 900 quilômetros de percurso, mas graças a Deus superei tudo isso e o resultado não poderia ser melhor. Estou muito feliz com estas medalhas” conta.

No atletismo, Camaçari ficou com o título geral no feminino enquanto Feira de Santana, no masculino. Além disso nas provas individuais ficaram com medalhas de ouro os atletas: nos 100m rasos feminino, Indiana Jesus Santos (de Camaçari) e no masculino, Jobison da Silva Santana (Feira de Santana); no salto em distância feminino e nos 400m rasos feminino, Indiana Jesus Santos (Camaçari) e nos 400m rasos masculino Elenaldo dos Santos Santana (Itaberaba). No arremesso de peso feminino, Maria Gilvania de Lima (Camaçari), nos 1.500m rasos masculino, Jackson de Souza Bispo (Feira de Santana) e nos 5.000m rasos masculino, Alexsandro Matos Santos (Itaberaba).

As artes marciais também marcaram presença no tatame do SESI de Simões Filho, com as disputas do judô. No masculino, o título geral ficou com Simões Filho. Já no feminino, a festa foi de Irecê. Os judocas que levaram a medalha de ouro foram: no super ligeiro Alex Sandro de Jesus (Simões Filho), no peso ligeiro, Gilton Andrade (S. Filho), meio leve Eudson Silva (Itabuna), leve Leandro da Silva (S. Filho), meio médio Marcos Paulo Soares (Camaçari), médio Jorge Italo dos Santos (S. Filho), meio pesado Gildizan Pereira (Simões Filho) e peso pesado, Antônio Gabriel Ribeiro(Camaçari).

No judô feminino as campeãs foram: no super ligeiro Patrícia Ribeiro dos Santos (S. Filho), no meio médio Aquila Kelly Silva (S. Filho), no médio Olívia Maria de Souza (Irecê) e no peso pesado Elisse Ingrid Ketiane de Medeiro (Irecê).
Na disputas de xadrez , Feira de Santana foi a campeã por equipe no masculino. Nos confrontos individuais da categoria, a medalha de ouro foi para Jaime Arturo Peralta Stone (Feira de Santana), a prata ficou com Mozart Aubert Coelho (Alagoinhas) e o bronze com Francisco Cezar Medeiro Júnior (Feira de Sanatana). No feminino a campeã por equipe foi Irecê, que também levou o ouro e a prata no pódio com Leiliane Amaral Ferreira e Pollyanna Amorim Pereira, respectivamente.

No vôlei de praia masculino, o primeiro lugar ficou com Feira de Santana, em segundo, Itabuna e em terceiro, Luis Eduardo Magalhães. E no vôlei de praia feminino, a primeira colocação também foi para Feira de Santana e em segundo lugar Simões Filho.

Modalidades coletivas – Paralela às finais das competições individuais dos Jogos Abertos, 41 equipes dos municípios de Alagoinhas, Camaçari, Candeias, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Itajuípe e Simões Filho disputavam o último zonal das modalidades coletivas. Na rodada de abertura,realizada na sexta-feira (21/10), prejudicada pelas fortes chuvas, nos confrontos de vôlei feminino Simões Filho venceu Itabuna por 2 sets a 0 e neste sábado voltou a ganhar. Desta vez de Camaçari pelo mesmo placar. Já pelo vôlei masculino, Camaçari derrotou Candeias por 2 sets a 0, e Feira de Santana venceu Alagoinhas por 2 sets a 0.

As disputas do basquete masculino aconteceram no ginásio de esportes da Cidade do Saber, em Camaçari, onde na rodada de abertura Feira de Santana ganhou de Wx0 de Ilhéus e Simões Filho aplicou 59 x 37 em cima de Candeias. Pelo futsal masculino, Ilhéus ganhou de W x 0 de Simões Filho, Candeias deu 3 x 1 no Alagoinhas e Itajuípe 4 x 3 no Camaçari. Neste sábado (22/10) Feira de Santana derrotou Camaçari por 50 x 44. Já no futsal feminino, Simões Filho ganhou de Itabuna por 3 x 1. As decisões do vôlei e do futsal serão realizadas neste domingo (23/10), a partir das 8 horas, nos Ginásios de Esporte da Prefeitura e o do Sesi de Simões Filho. Já a do basquete acontece no ginásio da cidade do saber em Camaçari.

Handebol

Neste sábado (22/10) foi conhecido também o campeão do zonal de Simões Filho do handebol masculino e feminino. Trata-se das equipes de Itabuna que faturaram os troféus das duas categorias. No feminino para chegar ao título Itabuna venceu candeias por 18 x 14 numa partida emocionante que empolgou o público presente nas arquibancadas do Ginásio de Esportes da Prefeitura de Simões Filho.

O time de Candeias abriu o placar, mas Itabuna empatou e foi ampliando o marcador até encerrar em 9 x 4. Na etapa complementar, Itabuna começou aplicando 11 x 4, só que as adversárias tentaram reverter o quadro,mas não conseguiram. O técnico da equipe de handebol feminino de Itabuna, Caio Laranjeira disse estar realizado com mais esta vitória e participação nos Jogos abertos do interior. “Esta competição que o governo faz é muito importante para a integração e socialização do município através do esporte, que entre outras coisas aflora a solidariedade e o respeito mútuo.Também quero parabenizar o trabalho sério com relação as exigências e regulamentos”, declarou. Segundo Laranjeira, Itabuna já tem tradição no evento e vai brigar pelo título da grande final da competição em Vitória da Conquista , de 12 a 15 de novembro.

Um dos destaques na quadra foi a atleta do handebol de Itabuna , Angelania dos Santos, que já atua há quase 30 anos na modalidade, e aos 42 anos ,mãe de cinco filho, e avó, provou estar em plena forma. Ela dedicou a medalha de ouro à netinha Pietra, de 6 meses. “Agora vou me preparar para a final, pois quero ser pentacampeã”, garante.

Itabuna conquistou o troféu de campeã de handebol feminino do zonal de Simões Filho com as atletas: Lisie Braga, Inaiá Nascimento, Angelania dos Santos, Bethsaber Bezerra, Thayane Santos, Ingara Silva, Karina Sartori, Suian Oliveira, Lucileide Bonfim, Emilly Braga, Ariadne Cabral, Vânia Lúcia Lima e Weslandia de Souza.

Ileana Brito DRT – 1114 – direto de Simões Filho – Ba
Ascom-Sudesb
22.10.2011

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário