Francês é o vencedor da Charente-Maritime

“A Bahia está mais bonita agora do que antes”. Com essa frase, o velejador Francês David Raison, da equipe TeamWork Evolution, desembarcou no Terminal Náutico da Bahia, vencendo a regata internacional La Charente-Maritime Bahia 2011 – Transat 6.50, após enfrentar o desafio de navegar por 35 dias e 34 noites. A aventura começou em La Rochelle, na França, no dia 25 de setembro deste ano, passando por Funchal, Portugal, e encerrando na Bahia. Adrenalina, medo e, acima de tudo, muito empenho e determinação foram os principais ingredientes para o solitário velejador francês ser o primeiro colocado, antecipando a chegada em quase um dia com relação ao segundo colocado Thomas Normand.

Exatamente às 16h15, o veleiro apontou no Farol da Barra, acompanhado por três embarcações Corvetas da Marinha do Brasil, que seguiu até o Terminal Marítimo. A competição é promovida pela Associação da Grand Pavois de La Rochelle a cada dois anos. Essa é a 18ª edição, sendo que desde 2001 a Bahia recebe a Transat 6.50. O evento conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb, Setur e Bahiatursa.

A emoção tomou conta de Raison e do público que saudava com muitas palmas, gritos e queima de fogos de artifício a conquista do velejador. Baianas com fitas do Senhor do Bonfim, davam as boas vindas da terra de todos os santos. Contudo, o que não podia faltar era a bebida preferidas dos velejadores: a tradicional caipirinha, feita com limão e cachaça. “Eu já tinha esquecido como era o gosto da caipirinha”, disse David, que já participou de outras duas edições da regata. Em 2003, ele foi o segundo colocado na categoria série. A estréia aconteceu em 2001. “É a primeira vez que chego à Bahia durante o dia. Fiquei muito feliz com a alegria da cidade”, revelou. Para ele, os perigos de navegar solitário são grandes, mas a paixão por esse esporte é o que lhe motiva. “Sei que tem os riscos, mas essa competição tem um sabor especial. Não se tem estratégia, as coisas acontecem durante a prova, por isso que sou apaixonado”, disse, emocionado.

O baiano e único brasileiro a participar da prova, Kan Chuh, de 50 anos, já foi campeão da Semana de Vela de Ilhabela, uma das mais tradicionais competições de Vela da América Latina. Ele tem previsão de chegada para a próxima terça feira (1/11), Ele compete na categoria série. Seis mulheres estão velejando e 16 embarcações já desistiram.

A regata

A Charente-Maritime é considerada a mais solitária das regatas que cruzam o Atlântico, pois os competidores enfrentam todas as dificuldades, seja a bordo das embarcações de série ou dos protótipos, sozinhos. Sem qualquer ajuda para enfrentar sol, sede, fome, sono e solidão. São seres humanos em barcos minúsculos enfrentando a imensidão do oceano.

Desde 2007, o Terminal Náutico da Bahia, que é administrado pela Sudesb, recebeu dez regatas internacionais, além de duas edições do Cruzeiro Costa Leste (evento internacional que aconteceu em 2008 e 2010).

Marcus Carneiro DRT 3614
Ascom/Sudesb

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário