Bahia recebe jovens talentos do tênis

Com quase duas décadas sem receber eventos da divisão de base do tênis, a Bahia volta a abrir as portas para os jovens talentos. A capital baiana vai sediar, entre os dias 22 e 30 de outubro, no Costa Verde Tênis Clube, o torneio internacional infanto-juvenil, Bahia Juniors Cup, que estará reunindo atletas do circuito nacional e internacional da modalidade. O evento está sendo apoiado pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb, e organizado pela Federação Baiana de Tênis, com a supervisão da Confederação Brasileira de Tênis. A entrada para o público que tiver interesse em acompanhar as partidas será gratuita. O campeonato vale pontos para o Ranking Nacional, o Circuito Sul-americano e o Ranking Internacional de Tênis.

“Sediar esse torneio é um prêmio para a Bahia e particularmente para Salvador, que há muitos anos não tinha um evento desse porte na categoria de base. Certamente não conseguiríamos essa façanha sem o apoio da Sudesb, que é o nosso patrocinador máster, e está investindo bastante nessa copa que é importantíssima para a projeção da juventude baiana no tênis”, afirmou o presidente da Federação Baiana de Tênis, Gian Biglia.

Após as disputas do Londrina Juniors Cup, Copa Guga Kuerten e Copa Santa Catarina, o torneio é o quarto na sequência, que vale pontos para o ranking internacional. “Entre os dias 22 e 23 teremos um mini torneio, o famoso qualifying, para classificar os atletas para o campeonato nas categorias que atingiram números excedentes de inscritos, na categoria de 12 a 16 anos, sabemos que não precisará do qualifying, mas na de 18 anos acredito que teremos. Mas o torneio principal mesmo deve começar na segunda-feira (24/10)”, salientou Gian.

Na categoria 12 anos (G2), os tenistas adquirem pontos no ranking da CBT (Confederação Brasileira de Tênis); nas categorias 14 e 16 anos a pontuação é válida para o Circuito Sul-americano (COSAT G3 e CBT G2) e somam pontos no ranking internacional. Já na categoria 18 anos, os atletas marcam pontos no Circuito Mundial Júnior da ITF (G5). “Na categoria de 18 anos, que é internacional, temos 13 países diferentes e na feminina contamos com seis países. Entre essas delegações estão: França, Itália, Portugal, Tailândia, Venezuela e Israel”, ressaltou Gian.

Segundo o presidente da Federação Bahiana de Tênis, o investimento na base tem sido crescente e vem trazendo resultado para o Estado. “O tênis nunca esteve na escola, mas sempre nos clubes, depois em condomínios. Como os clubes fecharam as portas, a Bahia deixou de ter grandes atletas na base, mas a nossa federação, em parceria com a Sudesb, voltou a investir. Vamos terminar o ano com dois números um (01) da modalidade, Lucas Cruz, de 12 anos, e José Neto, de 14 anos, os dois treinados por José Evaldo da Silva Júnior, mesmo treinador que revelou Silas Cerqueira. Sem dúvida, essa é uma grande conquista, pois mesmo nos melhores tempos a Bahia não teve algo parecido. Atribuo tudo, primeiramente ao talento do treinador, e a todo apoio que temos dado, possibilitando as viagens, para que seja cumprido o circuito, e os nossos garotos continuem estourando”, confessou Gian.

Viviane Rezende DRT 3432
Ascom/Sudesb
21 de outubro de 2011

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário