Bahia perde título carioca para o Vasco

O Bahia perdeu a chance de conquistar o título de “campeão carioca”, ao ser derrotado pelo Vasco em pleno Estádio de Pituaçu, por 2 a 0. Em um jogo onde somente o time do Rio de Janeiro produziu ofensivamente e o de Salvador, praticamente, só se defendeu, os vascaíno comemoraram o triunfo e a liderança do brasileirão, enquanto o tricolor volta a ficar perigosamente ameaçado pelo fantasma do rebaixamento.

Mais uma vez, uso minha coragem para expor minha opinião, ainda que não agrade a todos. Eu sou torcedor ferrenho do Bahia, mas não posso abrir mão da razão e da análise do futebol, salientando somente a emoção. Lembro quando expressei a minha insatisfação sobre a atuação do Bahia contra o Cruzeiro, principalmente no segundo tempo. Da inoperância ofensiva da equipe que, de forma exacerbada, só valorizava o “defender”. E mesmo no seu melhor momento naquele jogo, não conseguira criar uma jogada trabalhada e aguda de gol.

No jogo posterior, contra o Coritiba, voltei a me manifestar sobre a inoperância ofensiva do Bahia, que apesar de ter se comportado muito bem defensivamente, não era um time que empolgava no ataque. Critiquei Souza, Jones e o setor de criação do meio de campo. Muitos não entenderam, disseram até que eu era louco, que caso o Bahia se abrisse levaria uma balaiada do Coritiba. Quando, na verdade, só critiquei a falta de poder ofensivo.

E hoje, contra o Vasco? O Bahia foi apático, irritante, inoperante e fútil, sim, eu falei fútil, ofensivamente. Souza, Jones e Reinaldo não foram capazes de levar perigo ao gol vascaíno, os laterais pouco participaram ofensivamente e o Bahia não trabalhou nenhuma jogada de forma eficiente. Quando a defesa do Vasco falhou e a bola sobrou para Souza, eram três jogadores do Bahia contra um zagueiro do Vasco dentro da grande área, mas… é melhor nem comentar o desenrolar do lance.

O segundo gol vascaíno, aos 46 minutos do segundo tempo, premiou o time mais objetivo e corajoso da partida. A equipe carioca venceu merecidamente e o castigo baiano foi pouco, em um jogo onde poderia ter sido 3 ou 4, sem exagero algum.

Gosto muito do treinador Joel Santana, mas ele errou ao escalar Jones e Reinaldo. Enquanto o Bahia jogar com medo de times como Corinthians, Coritiba e Vasco, vai seguir empatando ou perdendo, em jogos onde os resultados poderiam ser diferentes. Essa é minha opinião e não vou ficar em cima do muro.

Faltam agora poucas partidas para o final do brasileirão e o tricolor baiano precisa de pelo menos 3 triunfos. Estou temeroso pela sorte do Bahia nesta reta final. Os concorrentes estão reagindo, os próximos adversários são perigosos e os muitos pontos perdidos em casa poderão fazer falta.

Vinicius Brandão

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário