Um Bahia de primeira, por favor!

Hoje a noite, o esquadrão de aço fará daquelas partidas consideradas de seis pontos. Vencendo, o tricolor baiano não só impede o Grêmio, concorrente direto na luta contra o rebaixamento, de pontuar, como também marcará mais três pontos na tabela de classificação e dará um salto da 16ª para 13ª colocação. Além disso, o tricolor terminaria a rodada na zona de classificação para a Sulamericana e ficaria seis pontos distante da zona temida de rebaixamento. Exatamente o que o torcedor deseja: um Bahia de primeira, lutando por novas conquistas e não contra a regressão.

Mas para conquistar tudo isso, o Esporte Clube Bahia precisa superar um grande desafio: vencer e convencer quando as arquibancadas de Pituaçu estão tomadas pelos seus torcedores. Até o momento no campeonato, o Bahia só conseguiu vencer duas partidas em Pituaçu, contra o Figueirense e contra o Atlético-GO, em jogos que apresentaram públicos abaixo da média tricolor.

Motivação não falta: um triunfo maiúsculo contra o mengão, em pleno Rio de Janeiro; técnico de nome que assumiu o comando da equipe na última terça-feira; e a torcida mais uma vez voltando a ser aliada nas arquibancadas. O Bahia tem tudo para fazer uma sequência de triunfos e crescer na competição.

Mas esse texto, ao tempo que motiva o time e o torcedor, também cobra da diretoria. Hoje, darei apoio à Associação Bahia Livre, que divulgou um manifesto contra o não cumprimento das promessas de Marcelo Guimarães Filho (MGF). E apoio, porque não quero ver acontecer com o Bahia, o que aconteceu com o nosso arquirival, o Vitória.

MGF prometeu muitas coisas: reforma do estatuto, eleições diretas, transparência nas contas do clube… e nos perguntamos: cadê? A torcida não vai engolir isso. O acesso à série A foi obrigação, para um clube grande como o Bahia. Falta muito ainda. O Bahia precisa se estruturar mais, melhorar o planejamento, construir um novo CT, criar uma política de associação em massa, dentre outras coisas. E o torcedor precisa cobrar isso, através de faixas nas arquibancadas, visitas em grupos organizados no Fazendão, caminhadas nas ruas. Tudo de forma muito organizada.

Não queremos aqui nenhum tipo de crise no clube, apenas a evolução dele. Não significa que não estaremos nas aquibancadas apoiando nosso time amado. Longe disso, a idéia é se aproximar mais dele, antes que o clube deixe de ser a razão de ser do torcedor e vice-versa.

Marcelinho, não temos nada contra você, enquanto pessoa. Mas não podemos fingir que está tudo bem porque não está. E não queremos ver o esquadrão sempre lutando por pouco. Queremos um Bahia forte e glorioso, como sempre foi ao longo da sua história.

No mais, pra cima dos gaúchos hoje esquadrão. Bora Bahêa Minha Pohha!

Vinicius Brandão

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário