A ilusão da invencibilidade do Vitória

A Tribuna da Bahia, na edição desta terça-feira, faz uma análise da situação do Esporte Clube Vitória, na Série B, até à vigésima quarta rodada, bem como revela a ilusão dos empates, desconfia da utilidade da invencibilidade festejada e aponta a falta de avanço do clube na competição à cautela excessiva do treinador, Vágner Benazzi, e quase que apela para ver um Esporte Clube Vitória ousado e pra frente, contra o Sport, no próximo sábado, em Recife. Confira.

Há duas rodadas estacionado na 7ª colocação na tabela de classificação da Série B do Campeonato Brasileiro, o Vitória segue sem perder há sete partidas, tendo a última derrota ocorrido diante do Criciúma, no dia 16 de agosto, pela 17ª rodada da competição.

Apesar de ter conseguido conservar o período de invencibilidade ao empatar com o ABC, por 0 a 0, no Frasqueirão, o rubro-negro se prejudica e não consegue se aproximar do G-4. É a falsa ilusão de invencibilidade que os empates proporcionam e que não vem fazendo bem ao time da Toca do Leão.

Enquanto a equipe, comandada pelo técnico Vágner Benazzi, segue empatando a maioria das partidas, os clubes que estão na briga pelo acesso à elite do futebol nacional conseguem melhor aproveitamento e abrem vantagem sobre o rubro-negro.

Para continuar sonhando com uma das quatro vagas na Série A em 2012, o Vitória vai precisar deixar o empate de lado, ser um pouco mais ousado, e buscar um triunfo diante do Sport, sábado, às 16h20, na Ilha do Retiro, em Recife.

Desde quando Benazzi assumiu o cargo de treinador do Vitória, no dia 3 de agosto deste ano, o clube disputou dez partidas, saindo de campo com cinco triunfos, quatro empates e apenas uma derrota, ou seja, dos 30 pontos que disputou, conquistou 19, mas poderia ter sido muito menos, desde que o treinador não tivesse medo de ousar, quando o adversário se mostra limitado e Benazzi parece se satisfazer com um simples empate.

O desperdício de pontos vem complicando a situação do time baiano no campeonato, já que o time vem vacilando na competição graças à cautela excessiva do treinador.

Uma partida que ilustra bem a falta de ousadia de Benazzi no comando do clube é o empate por 1 a 1 com o Icasa, no Barradão. Na ocasião, o time, mesmo embalado pela goleada de 3 a 0 diante do Vila Nova, não foi capaz de conquistar os três pontos jogando em casa.

Outro jogo que pode ilustrar essa falsa invencibilidade da equipe é o empate com o Guarani, no Brinco de Ouro, que, somado com o outro 0 a 0, diante do ABC, impediu que o rubro-negro chegasse aos 40 pontos, ficando a apenas um do Americana – o último time do G-4.

No entanto, se a equipe tivesse vencido poderia ter ficado entre os quatro melhores do campeonato. Nesse contexto, teria sido melhor ter perdido uma e vencido outra, conquistando três pontos ao invés de dois.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário