Vitória vai buscar os pontos perdidos

A Tribuna da Bahia desta quinta-feira, recorda o “Tsunami” que devastou e arrasou a situação confortável do Esporte Clube Vitória, na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro da Série B, até ao jogo no Estádio Serra Dourada.

Segundo o Jornal, o epicentro do terremoto, acompanhado de um forte Tsunami de acordo escalada e tabela da CBF, aconteceu na Região Centro-Oeste, especificamente na cidade Goiás, se alastrando por Recife e dois outros abalos também foram sentidos com alto grau de intensidade e relevância nas cercanias do bairro de Canabrava, em Salvador.

Os abalos sísmicos custaram o emprego do técnico Geninho, seis jogadores e gestor de futebol Oscar Yamato foram as vitimas fatais, até ao momento. A reconstrução já começou através do técnico Vágner Benazzi e terá quatro novas etapas importantes a partir desta sexta-feira – Confira.


A seqüência de quatro derrotas consecutivas – Goiás, Portuguesa de Desportos, Náutico e Boa Esporte – teve o impacto de um tsunami nas pretensões do Vitória de voltar à 1ª Divisão do Campeonato Brasileiro em 2012. O rubro-negro baiano caiu do 5º para o 12º lugar na tabela de classificação, numa perda tão grande, que somente uma série semelhante de triunfos recoloca o clube no G-4 da 2ª Divisão do Campeonato Brasileiro.

Foram quatro derrotas no período de apenas 15 dias, de 15 a 30 de julho, que transformaram totalmente a vida do rubro-negro baiano, instalando uma crise no Departamento de Futebol, que culminou com a saída do técnico Geninho, do então Gestor de Futebol Oscar Yamato, a volta de Ricardo Silva ao comando da equipe, a invasão da sede por parte de torcedores revoltados com a derrota de 1 a 0 para o Boa Esporte, de Minas Gerais.

Diante de tudo isso, foi inevitável a desvalorização, perda de credibilidade dos dirigentes que ficaram no cargo, e o afastamento de seis jogadores, que na realidade, já não estavam mesmo fazendo parte do grupo à disposição da Comissão Técnica. Na prática, um ou dois, Vitor Saba, efetivamente rescindiram contrato e deixaram o CT da Toca do Leão.

Depois do “Tsunami”, o clube efetivou a vinda do técnico Vágner Benazzi, a contratação do atacante Fábio Santos, e venceu o Salgueiro por 2 a 0, em Pernambuco, no 2º triunfo do Vitória fora de casa, pela Série B. Uma nova política de trabalho foi implantada por Benazzi no Centro de Treinamentos da Toca do Leão, com critérios rígidos de disciplina, e o grupo traçou um projeto de quatro vitórias a partir do jogo contra o Salgueiro, em Pernambuco.

Amanhã o Vitória pega o Americana, de São Paulo, no Barradão, depois na terça-feira, dia 16, faz um difícil jogo contra o Criciúma, em Santa Catarina, e continua no Sul do País para pegar o São Caetano no Estádio Anacleto Campanella, na grande São Paulo, dia 20, ainda com a obrigação de vencer para chegar aos 29 pontos ganhos, com oito vitórias, e voltar ao G-4 da Série B do Brasileiro. O Vitória sabe que vai ser difícil, muito difícil.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário