EC Vitória: Potencial de Reação

torcida do VitóriaTodo torcedor espera que o seu clube tenha uma boa sequencia de resultados ao longo de um campeonato por pontos corridos, principalmente quando seu time não vem em um bom momento, longe de seus objetivos, e ainda mais quando frequenta posições desconfortáveis como a zona de rebaixamento.


Uma boa sequencia, como 4 vitórias seguidas, faz muita diferença, invariavelmente tirando da zona de rebaixamento quem por ventura esteja, aproximando do G4 quem estiver no meio da tabela, ou isolando na liderança quem já vinha entre os melhores da competição.

Mas não é nada fácil uma reação significativa em um campeonato tão disputado como o brasileiro, e poucos são os exemplos dignos de destaque.

Para contrapor com a situação atual do Vitória, que finalizou os jogos de ida com apenas 27 pontos, muito se falou das dificuldades para o acesso, já que apenas 1 clube até hoje conseguiu subir para a primeira divisão finalizando essa primeira fase abaixo de 28 pontos, o América em 2006. De fato foi uma reação interessante, com o time potiguar conquistando 36 pontos na segunda metade do torneio, conseguindo por muito pouco subir para a série A.

Reações como essa são mais comuns na primeira divisão, onde o potencial dos clubes é substancialmente maior, e uma crise nos gramados pode se transformar em sucesso com algumas mudanças no elenco, na direção técnica, e na forma de jogar.

Podemos citar como exemplo o Cruzeiro em 2009, que finalizou a primeira metade do Brasileirão em 14º com apenas 22 pontos, mas conseguiu uma reação admirável conquistando 40 pontos nas partidas restantes, abocanhando uma vaga na libertadores com 62 pontos.

O Grêmio em 2010 foi mais além, saindo da 16ª posição (uma acima da zona de rebaxamento) na 19ª rodada com apenas 20 pontos, para finalizar o torneio com 63 pontos, também garantindo uma disputa no maior torneio sulamericano.

E em um espaço de tempo menor, não podíamos deixar de citar a grande reação do Fluminense em 2009 que somava apenas 22 pontos na 28ª rodada (tido por muitos já rebaixado, com mais de 95% de probabilidade pelos matemáticos), e em 10 jogos fez mais 24 pontos (venceu 7, sendo 6 seguidas, e empatou as outras 3), se mantendo incrivelmente na competição, onde viria a ser campeão no ano seguinte.

O Vitória não precisa necessariamente de uma reação dessas (pelo menos por enquanto), mas uma boa sequencia daria uma tranqüilidade desejada há muito pelo torcedor Rubro Negro. Já tivemos algumas oportunidades reais nessa primeira fase, mas o time não teve capacidade de obter êxito (ao contrário, amargou uma sequencia negativa com 4 derrotas), e mais uma vez a oportunidade bate na porta do Esporte Clube Vitória.

Após vencer com dificuldades o ASA na ultima rodada dos jogos de ida, o Vitória encara fora de casa 2 times que atravessam maus momentos (o Vila Nova vem de 5 jogos sem vencer, e o Guarani está em uma crise sem tamanho, freqüentando o Z4 a algumas rodadas), além de 2 jogos no Barradão contra adversários teoricamente de menor qualidade (ICASA e o “time bônus” Duque de Caxias).

Por ter o elenco mais caro da série B de 2011, espera-se que o Vitória tenha o maior potencial de reação dentre os competidores. Mais uma vez o time tem possibilidade de mostrar seu valor, e finalmente dar alegrias para sua torcida que muito merece. Certamente ela irá agradecer e retribuir a altura.

Victor Hugo

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário