Bahia perdendo perigosamente o controle

EC BAHIAApós 7 anos longe da elite do futebol Brasileiro, o Bahia vem de certa forma surpreendendo e praticando um futebol de bom nível, disputando de igual para igual, e muitas vezes se mostrando superior, com os ditos grandes clubes do Brasil.


A sobrevivência na série A, inicialmente considerada como o objetivo principal do clube nesse reencontro com primeira divisão, acabou sendo pouco para muitos tricolores que acompanham com entusiasmo as boas atuações do clube. No entanto as chances perdidas de vencer algumas partidas, seja por ineficiência de seus atacantes, displicência de seus defensores, ou até mesmo por falhas graves dos homens de preto, e um acúmulo de empates, principalmente em seu mando de campo, estão deixando o clube em uma situação perigosa.

Dos 12 clubes mais ricos do Brasil, o G12, o Bahia conseguiu vencer apenas um jogo, considerado até improvável, já que foi fora de casa contra o atual campeão Brasileiro. E ainda assim esses 3 pontos foram mais pelas falhas do Fluminense, que em dado momento se lançou ao ataque desesperadamente, permitindo o golpe fatal do tricolor no finzinho da partida. Contra os outros 11 “grandes”, no máximo empates, 6, além de 5 derrotas.

Contra os “concorrentes diretos”, os 7 clubes fora o G12, o desempenho até que foi satisfatório. Foram 3 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota até o momento. Os próximos dois compromissos são justamente contra tais concorrentes, e um novo tropeço, principalmente dentro de casa, pode deixar o clube em uma situação bastante delicada.

O fato de estar sendo mantida uma razoável e confortável distância da temida zona do rebaixamento nas últimas rodadas, acaba ganhando contornos de apreensão quando é visto alguns clubes com forte potencial de recuperação em posições piores à do Bahia. Deixar de vencer jogos em que a superioridade foi inconteste, ou vacilar diante de adversários diretos na luta pela sobrevivência, pode deixar o tricolor perigosamente fora de controle.

As boas possibilidades de ampliar a distância da zona de rebaixamento não foram aproveitadas, apesar de muitos resultados terem colaborado, mantendo o clube na parte superior da segunda página da classificação. Mas essa “colaboração” pode não perdurar e, somado com um eventual mal resultado na última rodada do turno, pode lançar o tricolor para a zona de rebaixamento. Nesse pior cenário fatalmente o técnico não se sustentará, e o até então controle do tricolor ficará comprometido.

Victor Hugo

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário