César Cielo é um Jobson de olhos azuis

Maior nadador brasileiro da história, César Cielo terá problemas para provar sua inocência. Ele e mais três atletas foram pegos no exame antidoping por terem usado suplemento contaminado com o diurético furosemida. A Confederação Brasileira de Atletismo (CBDA) decidiu puni-los apenas com uma advertência, mas o caso ainda será avaliado pela federação internacional, que pode propor pena maior e levar o processo à Corte de Arbitragem do Esporte.

Qual a diferença entre o doping de César Cielo e o rumoroso envolvimento com drogas do atacante Jobson, hoje no Esporte Clube Bahia? À primeria vista, penso que a situação de Cielo é mais complicada porque a substância que ele usou teria servido, teoricamente, para melhorar seu desempenho nas piscinas. Jobson, não! Jobson era (espero sinceramente que não seja mais) dependente quimico. A droga que usava não o ajudava a jogar melhor, muito pelo contrário.

Mas a mídia que tratou Jobson como criminoso, agora fica cheia de dedos para falar desse menino de pele clara e bem criado. A culpa só pode ter sido da farmácia de manipulação, óbvio.

Lembrei do ex-presidente Lula, quando, em 2009, afirmou que a culpa da crise econômica mundial era do “homem branco e de olhos azuis”. Lula se referia aos países do Primeiro Mundo, invariavelmente comandados por brancos, e poderia ser acusado de racismo às avessas. O fato é que, independentemente da cor da pele, cada um deve ser responsável pelos seus atos. Tomara que Cielo e Jobson consigam sair desse pesadelo para continuar suas carreiras livres de acusações.

Por Marcondes Brito

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário