Porque dificultar as coisas Vitória?

Arthur Maia, ECVDizem que no Vitória tudo sempre é mais difícil. Tudo é na base de muita luta e muita dificuldade e, de fato, a história é repleta de exemplos, desde a fase amadora, quando seus atletas que tinham outras atividades disputavam contra os clubes que já haviam se profissionalizado, até décadas recentes, com a luta e determinação para construir e fazer respeitar sua estrutura, seu mando de campo.

Até nos momentos em que as dificuldades parecem ser menor, o próprio Vitória se encarrega de dificultar os caminhos.

O Vitória, sem dúvida, é um dos destaques dessa fraca série B de 2011, não só devido a sua história, sua estrutura, mas também sua condição financeira. Todos os grandes comentaristas que se aventuraram a avaliar a segunda divisão apontaram o Rubro Negro Baiano como um dos favoritos ao acesso, quando não ao título do torneio, e seu orçamento parece ser o maior, chegando a ser 5 vezes superior a muitos dos adversários. No entanto, nesse início de campeonato, alguns deslizes inadmissíveis já ocorreram e, certamente, no futuro os pontos perdidos farão falta deixando a empreitada, digamos, mais emocionante.

No início da temporada ouvimos muito os dirigentes do clube arrotarem de boca cheia transbordando orgulho que o time principal era composto por 8, 9 e até 10 atletas da base, o que gerou uma acomodação adiando as contratações necessárias… Com a perda do Campeonato Baiano, parece que nada prestava e atualmente ninguém da base faz parte do elenco principal. Será que é mesmo 8 ou 80? Será que se tivéssemos contratado melhor antes não teríamos conquistado o inédito penta? Será que a garotada da base não poderia ajudar agora como o jovem Arthur Maia?

Tudo bem que o campeonato é longo e a disputa está apenas começando, além do clube ter um elenco ainda em formação, se entrosando, com muitas peças novas (fora algumas promessas que ainda estariam por vir). Mas certamente o Vitória poderia ter facilitado sua vida com um planejamento melhor e, com os pontos infantilmente perdidos em casa, já estaria tranquilamente como destaque do torneio na prática.

A esperança do Rubro Negro é que de fato não parece ter time bom nessa Segundona, e o equilíbrio na distribuição dos pontos nos permite afirmar isso… até os que hoje se encontram na frente da tabela têm demonstrados grandes limitações. E é justamente os primeiros colocados que vamos enfrentar nas próximas rodadas, por tanto se não quisermos nos distanciar, é melhor dobrar as atenções para não pecar por erros infantis novamente.

Subir pra a primeira divisão nunca foi uma tarefa fácil, o que o Vitória não pode é querer dificultar ainda mais!

Victor Hugo

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário