Baiano adorador do diabo e macumbeiro?

Estava navegando tranquilo pela web quando me deparo no sítio do “globoesporte.com” com a inauguração do blog do chargista “ilanhouse” no espaço que tem uma das maiores visitações do Brasil, que é o sítio do “globo.com”. Ele destinou seu espaço para caricaturar o futebol baiano, sua mistura com religião e os novos contratados do Bahia: Jobson, Ricardinho, Paulo César e Souza.

A charge é engraçada e vale a pena ser conferida. Ela mostra o torcedor do Bahia meio que em posição de adoração sobre um tapete com a estrela de Davi fazendo um pacto com o diabo, antes ainda na série “B”. O tricolor, então, cede a tentação do diabo e contrata 4 jogadores indicados pela besta para a série “A”. Passada a euforia da conquista, o diabo aparece numa poltrona com a camisa do Vitória vendo seus filhos, os novos contratados do Bahia, jogando a série “A”. Vejam aqui a charge!

Nada contra sustentar a paródia do futebol baiano como a mistura entre macumba e futebol, porém o diabo na charge que o chargista evocou não tem nada a ver com a macumba, que é apenas uma forma de oferenda, não se confundindo com a religião dos afro-descendente. É bom que saibam que a oposição entre Deus e o diabo e a perseguição cristã contra bruxas é da história do cristianismo, pouco tem o candomblé e a umbanda com adorações do diabo ou bruxas.

A perspectiva da charge é provocar o ridículo através de sua imagem vista pelo espelho da razão. Muitas vezes, porém, é preciso estar atento para não ser instrumento de preconceito contra as religiões dos afro-descendentes. A macumba para os adeptos do candomblé é como o terço e sua crença para os católicos.

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário