DEUS LHE PAGUE PRESIDENTE!

Deus lhe pague

“Pelo prazer de chorar e pelo ‘estamos aí’… Pela piada no bar e o futebol pra aplaudir… Deus lhe pague… Por mais um dia, agonia, pra suportar e assistir… Pelo rangido dos dentes, pela cidade a zunir… Deus lhe pague…”

Chico Buarque

Este é um momento especial para o Esporte Clube Bahia: acabamos de completar dez anos sem ganhar um campeonato baiano! Então vamos deixar a linha mais formal dos nossos textos para parabenizar e agradecer a quem bem merece! Ao nosso presidente Marcelo Guimarães Filho e ao seu grupo!

Parabéns pelas promessas não cumpridas: como um novo estatuto com eleição direta para presidente, eleição proporcional para o conselho deliberativo e fiscal do clube, abertura e transparência, plano de associação dos torcedores, criação das comissões para analisar a desapropriação da sede de praia e a permuta do fazendão pelo novo CT.

Parabéns ao presidente pelos tempos obtidos em suas corridas, conforme divulgado pelo próprio em seu Twitter! Está correndo mais do que muitos jogadores contratados por esta diretoria! Aliás, agradecemos também pelos boêmios contratados!

Parabéns a MGF por demonstrar tanta descontração em um período de jogos decisivos para o clube, enquanto os torcedores estavam preocupados com o nosso cambaleante time!

Parabéns ao presidente por fazer propaganda da marca do tênis que usa, de graça, sem se importar que esta marca seja concorrente da empresa que patrocina o clube que ele, supostamente, dirige. Aula de marketing: separar o lado pessoal do lado profissional!

Queremos agradecer a MGF por não ter comparecido à solenidade de reconhecimento do título de primeiro Campeão Brasileiro de 1959 no final do ano passado, alegando falta de passagem aérea, mesmo que se pudesse ter sido possível verificar a disponibilidade de passagens nos sites das companhias aéreas. MGF deu um show de coerência, haja vista que ele, ao contrário de dirigentes dos outros clubes, nada fez por tal reconhecimento. Lamentamos apenas que tenha deixado de receber a única taça de sua gestão!

Parabéns a MGF por fugir do lugar comum e não comemorar os 80 anos do clube. O primeiro de janeiro passou despercebido: não se caiu na besteira nem de se lançar camisetinha comemorativa para tirar dinheiro dos inocentes torcedores que amam seu clube. Nada de festa ou showzinho, que isso é coisa brega, batida, que todo clube faz, menos o Bahia, que é de vanguarda! Muito legal também ver o lançamento de camisas retrô comemorativas, sem nenhuma divulgação, desvalorizando o produto!

Já que estamos na área de marketing, agradecemos por afastar o torcedor do estádio ao cobrar ingressos tão caros no campeonato baiano: isso nos evitou de ver um time tão ruim em campo! Como era sabido que não se tinha substituído à altura o razoável time do ano passado, procurou-se evitar o desgaste dos torcedores: que espírito magnânimo! Aliás, agradecemos ter descartado jogadores importantes e corretos, como Fernando, por cobrar salários em dia para ele e seus companheiros. Assim, manteve os referenciais da linhagem de Petrônio Barradas, o qual disse na sua gestão que o Bahia nunca prometeu pagar salários em dia!

Agradecemos a cara de aflição de MGF durante a transmissão do jogo derradeiro do clube no campeonato, demonstrando com sua insegurança, não comum aos verdadeiros líderes, a fragilidade da equipe que montou!

Agradecemos também pela gozação dos rivais dizendo que “com esse freguês aí, vocês não vão ganhar nunca”. Realmente, em três anos de MGF à frente do clube, eles chegaram na nossa frente nos três anos no campeonato baiano. MGF pode se orgulhar como torcedor, afinal, o Bahia tem, entre outras conquistas, quarenta e três títulos estaduais e dois títulos brasileiros, mas como presidente, não passa de um DERROTADO, UM FREGUÊS mesmo, como nas palavras dos rivais!

Agradecemos por tratar o Bahia tão escancaradamente como se fosse propriedade de sua própria família, algo tão particular que isola o clube de toda sociedade e repele quem gostaria de participar! É muito oportuno ter um Conselho Consultivo que não é consultado!

Muito oportuno também é não divulgar a lista de sócios, mesmo tendo decisão judicial que o obrigue a fazê-lo! Temos muito orgulho de ter um clube que funciona acima da lei! Parabéns!

Parabéns por pagar salários ao presidente do conselho deliberativo, que deveria ser um órgão fiscalizador do clube, por administrar a Sede Praia. Nada de se impressionar com deslumbres éticos, afinal são todos amigos, da maior confiança!

Aliás, parabéns ao presidente do conselho deliberativo, que vai às rádios pra se orgulhar que ganhou diversos campeonatos de baralho e bola de gude quando era dirigente de esporte amador, por sua administração na Sede de Praia! Pra ruína está ótima! Parabéns, mais uma vez, ao presidente do conselho deliberativo e administrador da Sede de Praia que na semana em que o título de 1959 foi reconhecido, ao invés de valorizá-lo, mandou pintar “primeira divisão” nos muros da sede. Veja do que querem que nos orgulhemos! Quanta pequenez!

Agradecemos a MGF por nos alertar que este ano o nosso objetivo é não ser rebaixado! É uma pena que estejamos duvidando que este objetivo seja alcançado!

Agradecemos pela terapêutica humilhação sofrida em Curitiba, que teve o papel de nos preparar para as prováveis humilhações que virão no resto do ano!

Agradecemos, especialmente, por não nos dar perspectivas! Pois cada vez mais nos distanciamos dos grandes clubes do sul que passam a auferir receitas em montantes cada vez maiores que as nossas, como pôde ser observado nas últimas negociações de direitos de transmissão do campeonato brasileiro. Resta-nos, apenas, rezar para passarmos o maior número de anos possíveis na primeira divisão!

Agradecemos por, em um trabalho continuado, começado na sua própria família, ter dado alegrias, nos últimos anos 10 anos, à minoria não tricolor do nosso Estado! Eles vos idolatram!

Por fim, comunicamos o recado da minoria não tricolor, para que a moleza continue e o “presidente freguês” se candidate à reeleição!

E obrigado por tudo, Deus lhe pague!

ABL – Associação Bahia Livre
Siga o Blog no Twitter: http://twitter.com/bfutebolbahiano

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário