Campeonato baiano com público pequeno

O Campeonato Baiano acabou e, como sempre, foi deficitário e os únicos ganhos registrados foram a manutenção da rivalidade, ainda que pese a ausência do BA X VI tradicional na grande final realizada no último domingo, no Barradão, como era habitualmente presenciado em anos e anos anteriores.

Outro fato importante foi a possibilidade sempre esperada para o surgimento da terceira força no estado, fato que parece começar a acontecer com a conquista do título baiano pelo surpreendente Bahia de Feira. O site da Metrópole trás os números das arquibancadas neste período. Note que, em 114 jogos, apenas seis tiveram um público superior 10 mil pagantes. Confira.

O Campeonato Baiano chegou ao fim no último domingo e o que se viu, de janeiro a maio, foram as arquibancadas vazias. Na capital e no interior, o público não se sentiu empolgado pela competição estadual. A média, ao final de 114 jogos, foi de apenas 4.121 pessoas. Isso graças ao programa estadual Sua Nota É um Show.

Em todo o Campeonato Baiano, apenas seis partidas tiveram público superior a 10 mil pagantes. Foram os dois Ba-Vis da primeira fase, os Ba-Vis da semifinal e as duas decisões. Ou seja, tirando o clássico e a fase decisiva, o torcedor passou longe dos estádios.

Por falar em passar longe do estádio, quem bem sabe disso é o Camaçari. Dos cinco piores públicos do Campeonato Baiano, quatro foram no Estádio Armando Oliveira. No outro, o Camaçari era o visitante.

Mas, apesar destes números, das críticas em relação aos gramados e, principalmente, à arbitragem, o presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF) fez um balanço positivo da competição. “O balanço que fazemos é de uma competição completa. As equipes do interior, aos poucos, vão se fortalecendo”, afirmou.

Maiores públicos
Vitória x Bahia de Feira (final) – 22.247
Bahia x Vitória (semifinal) – 21.458
Vitória x Bahia (semifinal) – 20.534
Vitória x Bahia (5ª rodada) – 14.835
Bahia x Vitória (8ª rodada) – 14.149

Piores públicos
Camaçari x Serrano (Torneio da Morte) – 73 pessoas
Camaçari x Feirense (Torneio da Morte) – 96 pessoas
Camaçari x Vitória da Conquista (9ª rodada) – 130 pessoas
Camaçari x Colo-Colo (3ª rodada) – 149 pessoas
Bahia de Feira x Camaçari (2ª rodada) – 157 pessoas

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário