A hegemonia do Bahia no Campeonato baiano

Recebi algumas respostas mais exasperadas sobre minha contestação em relação ao que a imprensa rubro-negra cunhou de “hegemonia rubro-negra”. O período em questão eram os 20 anos em que o Vitória teria conquistado a maioria dos campeonatos, notadamente no início da década passada.

Não obstante esses números, minha contestação apoiada em números também asseverou que jamais um clube nesses últimos anos obteve de fato uma hegemonia no futebol da Bahia.

O Bahia ganhou os dois únicos verdadeiros campeonatos do nordeste disputados para valer: 2001 e 2002, na década passada, um deles na casa do rival. Sem mencionar os BaxVis disputados no Barradão que tinham a marca inconteste da supremacia tricolor.

Para piorar a fama dos que acreditam em papai-noel, é só colocar os números de rebaixamentos do E.C. Vitória nos últimos anos que deixam em cheque a arrogância rubro-negra e que culminou com o seu rebaixamento atual e a ascensão do E.C.Bahia, num fenômeno denominado de “elevador”.

O Bahia na década de 90 ganhou o campeonato baiano de 1991, 1993, 1994, 1998 e 1999. Foram cinco títulos baianos. Foi, portanto, somente na década passada que o Vitória despontou com alguns títulos baianos, nada perto do que marcou a hegemonia tricolor, com um hepta campeonato.

O rubro-negro continou a surpreender negativamente sua torcida perdendo para o Colo-Colo em 2006 e viu perder a chance de ganhar um penta-campeonato baiano.

No total, são 26 títulos baianos que o Vitória possui contra 43 do Bahia. A hegemonia do Bahia é, portanto inconteste, são dois títulos brasileiros ainda para coroar o E.C. Bahia, contra nenhuma do rival.
.

Siga o Blog no Twitter: http://twitter.com/bfutebolbahiano

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário