E.C Bahia ainda firme no clube dos 13

Marcelo Guimarães FilhoÉ de estranhar a posição do Esporte Clube Bahia na questão complicada que se tornou a disputa pelos direitos de transmissão das edições de 2012 a 2014, do Campeonato Brasileiro em TV aberta.

O clube, politicamente, tem uma longa e tradicional história de se aliar, quase que automaticamente, com aqueles que estão por cima ou têm o poder de barganha ou mando, no caso especifico nesta questão, a Rede Globo de Televisão. No entanto, até este momento, o clube mantém uma postura independente e fiel ao Clube dos 13.

Segundo o presidente Marcelo Guimarães Filho, em entrevista o site UOL, o clube não recebeu proposta até essa data nem da Rede Globo, muito menos da Rede Record, porém já sinaliza que pode aceitar acordo com os clubes dissidentes e pró Rede Globo. Confira.

Um dos poucos aliados restantes de Fábio Koff, o Bahia já não está mais tão certo do futuro do Clube dos 13. Apesar de acreditar que os clubes podem negociar coletivamente pela entidade, o presidente tricolor já admite um acordo ao lado dos clubes dissidentes.

“O que dá para tirar de todas as conversas [com outros dirigentes] acho que é o caminho de uma composição. Meu desejo é que seja com o Clube dos 13. Se não for, vai haver uma composição”, disse Marcelo Guimarães Filho, presidente do Bahia, descartando o possível cenário de acordos com duas emissoras distintas.

O Bahia participou da elaboração do edital de licitação para a TV aberta ao lado de Atlético-MG, Santos e Botafogo. Os dois últimos já tomaram posições contrárias ao Clube dos 13, assim como outras oito agremiações.

Já o time mineiro compõe, ao lado do Bahia, o núcleo duro no qual aposta a atual gestão do Clube dos 13. São Paulo, Internacional e Atlético-PR, que ocupam três das quatro vice-presidências da entidade, completam o grupo.

Os aliados de Koff estão trabalhando nos bastidores para garantirem o apoio de Guarani, Goiás, Portuguesa, Sport e Vitória, os indecisos do C13. Além disso, também tentam demover os dissidentes da ideia de negociação separada, única forma de tornar válido o acordo com a RedeTV! anunciado semana passada.

A emissora paulista ofereceu R$ 516 milhões anuais pelos direitos de TV aberta, em uma licitação sem a presença de Record e Globo, mas só pagará pelos 20 clubes. O desfecho da licitação irritou até os clubes aliados do C13, que não esperavam a desistência na última hora da Record.

“Acho que a Record inclusive ficou muito fragilizada. Na última hora podia ter tido uma sinalização deles. Ela ficou muito enfraquecida”, disse Marcelo Guimarães, que afirma não ter recebido proposta nenhuma de Globo ou Record.

Siga o Blog no Twitter: http://twitter.com/bfutebolbahiano

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário