E.C. Vitória: Carta aberta aos Rubro-negros

Paulo Carneiro,Somente agora, seis dias após o rebaixamento do Esporte Clube Vitória, o ex-Presidente do Clube, Paulo Carneiro, resolve se pronunciar publicando uma longa carta aberta aos torcedores rubro-negros, no seu BLOG sediado no Portal do Futebol Baiano.

O presidente fala do apego ao Poder, os critérios para realização de auditoria, faz um comparativo do Vitória do passado e do presente, e entre outras analises, revela o total despreparo dos atuais dirigentes para manejar o clube. Confira

Antes de qualquer outra coisa, este texto tem, na verdade, no equilíbrio e na racionalidade, o tripé necessário para se comunicar de forma transparente com todos aqueles que direta e/ou indiretamente estão envolvidos com o futebol, mais especificamente com o “negócio” futebol. Aliás, esta é a primeira verdade racional que precisa ser dita com absoluto equilíbrio aos milhões de torcedores deste esporte único no mundo, e neste caso, especialmente aos torcedores do Esporte Clube Vitória: “O futebol não é somente o mais apaixonante de todos os esportes, é simplesmente um dos maiores negócios da indústria do entretenimento!” [Jovino Pereira]. Foi graças à esta percepção que o Vitória se transformou nas duas últimas décadas.

Outra questão fundamental a ser considerada no preâmbulo desta carta, é que não é possível deixar de ressaltar que existem dois outros aspectos envolvidos neste processo, e que são inteligentemente utilizados para “construir verdades”: 1o) A “paixão” do torcedor; 2o) A “sociedade do espetáculo”, elemento indissociável do mundo contemporâneo inteiramente conectado com a “verdade midiática”. Para compreender estes dois pontos, vale referenciar duas expressões:

“A mão que afaga é a mesma mão que apedreja”. Como conseqüência da paixão, mais do que do amor pelo seu clube, o torcedor age quase sempre como um louco apaixonado que em um determinado momento mais do que afaga, mas quase que idolatra o técnico, o jogador ou mesmo o presidente, no momento seguinte é o mesmo que pede sistematicamente a cabeça daquele que no jogo ou na competição foi carregado nos braços. Mas assim é a paixão e ela é uma engrenagem vital no futebol.

Continua aqui

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário