Dirigente denuncia “esquema” na base do Bahia

Imaginam Motta saindo do Bahia outra vez com todas as revelações do clube? É o que denuncia o ex-dirigente dos esportes olímpicos do Bahia José Bonerges. A denúncia é grave e afeta um bom trabalho nas divisões de base do clube durante a administração do atual Presidente do Bahia e Newton Motta que, num passado não tão distante, saiu do Bahia para o rival levando consigo uma safra de bons jogadores do Bahia. Confira notícia do Jornal A TARDE!

Grandes revelações das categorias inferiores do Esquadrão, o volante Feijó e o meia Paulinho estão entre os convocados para a seleção brasileira sub-16, que se prepara para a disputa do Campeonato Sul-Americano. A dupla é fruto de uma das melhores safras do clube nos últimos tempos. É é o que garante o vice-presidente de esportes amadores e olímpicos do Bahia, José Bonerges.

Em contrapartida ao sucesso, o dirigente se afastou do clube há duas semanas e justifica: “Perdi a motivação porque estão acontecendo coisas erradas na base do Bahia”. Bastante contrariado, ele especifica o maior dos problemas. “Entrei em choque com Newton Mota [coordenador da base] pois ele está dando preferência aos empresários da Antoniu’s”.

Bonerges afirma que os jovens do Bahia, em sua maioria, têm suas carreiras administradas por Rivelino, Terceirinho, Reginaldo e Tiú. “E todos eles trabalham para a Antoniu‘s. A gente trabalha e são eles que saem ganhando”, acusa. Segundo o diretor, a atual gestão das divisões inferiores do tricolor tem uma “política errada de favorecimento”, com a qual ele não quer compactuar.

Além disso, Bonerges acredita que deveria haver um controle maior para que atletas com menos de 16 anos não deixem o clube prematuramente. “Tenho certeza de que, se Mota tiver oportunidade, ele vai fazer como nas outras duas vezes [no início da década de 90 e em 2006]. Vai embora levando todos os jogadores mais talentosos do Bahia”, ataca Bonerges, que diz ter ouvido do presidente Marcelo Guimarães Filho uma promessa de reunião para discutir o assunto. “Nunca aconteceu”, lamenta.

Lugar guardado – Ao saber das acusações do colega, Newton Mota minimizou: “Bonerges está um pouquinho magoado, mas o lugar dele aqui está guardado. O presidente não tem intenção de botar ninguém no lugar”.

O coordenador nega que a Antoniu’s tenha algum privilégio no clube. “A marca do nosso trabalho é o craque. Não importa de onde vem. Temos jogadores de 15 escritórios de assessoria”, rebate ele, que garante que todos os jogadores com mais de 16 anos têm contrato profissional. “Com os menores, não podemos fazer mais nada. Só dar atenção. E é por isso que eles ficam aqui”.

Mota só perde a compostura quando o assunto é a famigerada debandada de atletas da base nas duas vezes em que ele deixou o Bahia. “Em 2006, não se fazia uma viagem na base do clube. Na vez anterior, era o próprio Maracajá que pedia para tirar os garotos do alojamento. Aí, eu, com 13 meses de salário atrasado, tenho proposta, vou pra outro clube e você acha que os procuradores vão querer deixar os atletas aqui? Já esclareci isso, mas vocês insistem”, reclama.

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário