Um Bahia com possibilidades em 2010

É impressionante o que duas vitórias consecutivas podem fazer para um time. Há três rodadas, o tricolor de aço empatava com o Brasiliense em pleno Estádio de Pituaçu e deixava a torcida e a imprensa baiana desesperançosas com um possível acesso de divisão, mas após vencer dois adversários diretos na série B, o Bahia é agora o segundo colocado na competição e cheio de possibilidades de ascensão para a série A 2011.

O interessante nisso tudo é perceber os motivos que tem levado o Bahia a melhorar o seu futebol, afinal de contas não podemos dizer que o tricolor não convenceu na vitória maiúscula contra a Potuguesa. Eu diria que tanto o placar de 3 a 0 contra o América-MG como o placar de 4 a 2 contra Portuguesa são resultados inquestionáveis, principalmente por se tratarem de adversários difíceis e concorrentes diretos pelo acesso. Esses resultados apareceram justamente no momento em que Morais e Jael se encontraram em campo, em que Fábio Bahia começou a mostrar ser um grande volante e apoiador e a partir da chegada do bom lateral Jancarlo. O Bahia já consegue criar mais jogadas pela direita e não centraliza tanto a jogada em Ávine. Logo, o time só tem ganho ofensivamente e já marcou 7 gols em duas partidas.

Nas próximas rodadas, o Bahia poderá se consolidar dentro do G4, principalmente porque terá adversários teoricamente mais fáceis do que foram o América-MG e a Portuguesa. O Santo André vem lutando contra o rebaixamento e pode se tornar um adversário perigoso por isso, mas pela participação dos tricolores que estão em São Paulo ou moram na capital paulista e diante da baixa presença do torcedor do Santo André no estádio, é bem provável que o Bahia se sinta em casa na partida da próxima terça-feira. Logo depois, na sexta-feira, o tricolor vai enfrentar o Bragantino diante de um Estádio de Pituaçu lotado. Vencendo esses jogos ou até mesmo conseguindo um empate e um triunfo, não há dúvidas que terminaremos os jogos de ida no grupo de acesso à elite do futebol brasileiro.

Temos que agradecer a presença da torcida tricolor no Canindé. Foi uma festa de arrepiar realmente. Esses torcedores fizeram a diferença a ajudaram na excelente vitória. Temos certeza que essa torcida irá prestigiar o Bahia no jogo da próxima terça, contra o Santo André. Vamos torcer por mais três pontos para o nosso Esquadrão.

Outras Possibilidades em 2010

Além da disputa pelo acesso à série A, o Bahia tem ainda a possibilidade de tentar o título da Copa do Nordeste 2010. O tricolor disputa uma vaga com o CRB, que tem um jogo a mais, e contra o Treze. Vencendo os dois jogos que restam contra o Santa Cruz e o Botafogo da Paraíba, é bem provável que o tricolor consiga sua classificação para as semi-finais da competição. Tudo isso se deve aos últimos resultados da Copa do Nordeste, no qual concorrentes perderam pontos importantes.

Vinicius Sampaio

Autor(a)

Deixe seu comentário