As eleições 2010 e o Esporte Clube Bahia

As eleições para cargos públicos habitualmente são chamadas de “espetáculo da democracia”. O processo é tão democrático que até pessoas que não praticam a democracia, como o Deputado Marcelo Guimarães Filho, podem participar do pleito e concorrer a um cargo público.

Antes de se comentar a falta de intimidade de Marcelo Filho com a democracia, ressalte-se que ele próprio é o retrato da falta de profissionalismo do clube. A função de deputado federal é incompatível com a de presidente do maior clube do norte e nordeste. Ambas as funções necessitam de dedicação plena e mesmo que o deputado viesse obtendo bons resultados em sua administração, esta situação seria inadmissível.

Destaque-se também que o despreparo do Deputado para o cargo de Presidente do Esporte Clube Bahia é notório, os resultados em campo nada mais são do que reflexo do caos administrativo existente. Serviços cortados por falta de pagamento, salários atrasados e cheques sustados são uma constante na vida do tricolor. Embora já tenha mais de 20 meses de mandato, o deputado se mostra incapaz de resolver os problemas.

Mesmo caracterizando-se por ser um dirigente perdedor, acumulando derrotas em dois campeonatos estaduais e campanhas ridículas na Copa do Brasil e na Série B, demonstrando toda a sua incapacidade para presidir o maior clube do norte e nordeste do Brasil, o principal traço do Deputado Marcelo não é sua incompetência, mas seu autoritarismo e a falta de transparência e de democracia na direção do clube.

Além da proposição de uma eleição indireta com candidatos indicados por um Conselho Deliberativo controlado por sua família (ao contrário do que prometera), da realização de Assembléias sem o cumprimento do rito estatutário e intencionalmente tumultuadas por seus aliados, entre outras ações passíveis de condenação, Marcelo Guimarães Filho sequer divulga da lista de sócios do clube.

Como já mencionado em outras oportunidades, como qualquer segmento da sociedade faz em período eleitoral, buscaremos fortalecer nossa causa, que é a democratização do Esporte Clube Bahia. Para isso denunciaremos a incompetência e autoritarismo existentes no clube, seja através de faixas e panfletagem nos jogos, seja por campanha pela internet ou demais meios de comunicação.

Gostaríamos muito que Marcelo Guimarães Filho deixasse o medo de lado e imediatamente divulgasse a lista de sócios no clube e implantasse a democracia no clube com o estabelecimento de eleições diretas para presidente do Bahia, mas não contamos com isso (esperamos, no máximo, as mesmas falsas promessas).

Associação Bahia Livre

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário