Copa BR: Vantagem para quem decide fora

O problema é que este fora de Vitória x Santos é o Barradão, reduto rubro-negro, o onde o Leão tem sido implacável contra qualquer um, qualquer virgula, exceto contra o Bahia, time que o Vitória tem uma ligeira dificuldade até em empatar… Logo, os números da reportagem do Rafhael Carneiro do site da Metrópole, perdem a força, entretanto, vale a pena conferir

Os jogadores e a torcida do Vitória comemoraram o sorteio da CBF que marcou a segunda partida da final da Copa do Brasil para o Barradão. A confiança vem do retrospecto arrasador do rubro-negro em casa. Mas, a história mostra que, nos 21 anos de Copa do Brasil, decidir o título com o apoio da torcida não é significado de conquista.

Existe um grande equilíbrio nas decisões anteriores, com leve vantagem para os times que jogaram a primeira partida em casa. Por 11 vezes, a taça foi levantada diante da torcida adversária. Em outras nove oportunidades, o campeão teve a festa completa, em casa. A exceção fica por conta de 2006, quando Flamengo e Vasco decidiram o título e os dois jogos foram disputados no Maracanã.

Os últimos dois times a venceram a Copa do Brasil com o segundo jogo em casa foram o Cruzeiro e o Sport. O time mineiro ganhou em 2000 e 2003. O pernambucano superou o Corinthians em 2008. Desde 2000, foram apenas estas três conquistas dos times que decidiram a competição com o apoio do torcedor. Nos anos anteriores, foi o visitante quem fez a festa.

Mas o Vitória está com moral para se juntar a mineiros e pernambucanos e equilibrar a conta. Nos cinco jogos que disputou no Barradão, foram quatro goleadas (4 a 0 no Corinthians Alagoano, 5 a 0 no Náutico, 4 a 0 no Goiás e 4 a 0 no Atlético Goianiense). Dezessete gols marcados e nenhum sofrido. Retrospecto para ser campeão.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário