Um Bahia como nos velhos tempos

Um começo do tricolor de aço que surpreende a todos pelos resultados. Claro que para o treinador do Bahia deve haver algo de esperado e de previsível, uma vez que a confiança de Renato nas peças que dispõe o levaram a mudar o Bahia nos últimos jogos. A causa para a ousadia do Bahia são as alternativas no elenco e disponibilidade de jogadores para as posições dentro do esquema de jogo do Bahia.

O Bahia jogava a maioria dos jogos com três volantes e um meia criativo. Agora, o treinador tricolor escala o Bahia com três meias criativos, como foi nos dois últimos jogos, variando com a entrada de Itacaré no lugar de um meia criativo. De onde vem a confiança do treinador tricolor para arriscar mais como foi nos últimos jogos contra a Ponte e o Vila?

A chegada de Angione, a confiança do treinador no seu elenco e a perda do campeoanto baiano devem ter contribuído para a mudança de atitude do Bahia. O Bahia antes era um time medroso, hoje o Bahia se arrisca mais. A volta de Alison e a segurança de Nem na defesa tricolor, as alternativas com Morais, Rogerinho e Vander no meio deixam Renato mais tranquilo para sonhar mais alto.

O resultado disso está vindo dentro de campo. O Bahia, também, tem agora boas peças de reposição e um diretor de futebol que Renato respeita. Conseqüentemente a fase de testes, adaptações e de insegurança com o rendimento dos jogadores passou. O Bahia é um time mais comprometido.

Sei que muitos não gostam da palavra “comprometimento” devido ao uso corrente pelo treinador da seleção. Mas é a palavra mais certa para significar um Bahia ousado, mais treinado e seguro quanto às suas perspectivas e possibilidades na competição.

Eu diria que Renato deu uma de “Evaristo de Macedo” contrariando às expectativas negativas e calando seus críticos com um Bahia jogando para frente. Renato também tem se encontrado durante os jogos, com as substituições correspondido às suas expectativas.

Veja o compacto do jogo

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário