Carta a um jovem torcedor tricolor

Meu caro jovem,

Esse time do Bahia é retado, precisava vencer o time do Vitória no estádio deles e venceu. Um jogo em que Ananias marcou duas vezes. Nosso pequeno notável, Ananias, foi a forra depois de 3 anos de supremacia do rubro-negro. Anos atrás a bola esbarrava sempre na trave, o juiz marcava impedimento, e estavam lá, os rubro-negros, comemorando. Hoje, não. O Bahia foi mais Bahia, mais vencedor e aguerrido como só o tricolor de aço pode e sabe ser.

O motivo para eu escrever essa carta contando as coisas desse incrível jogo que acabou com um jejum de 8 anos sem título algum para o Bahia? É que eu quero dizer sobre a existência de algo que vale a pena ser vivido, uma paixão quase sobrenatural, que não acaba nunca, a paixão pelo E.C.Bahia. Pois, independentemente de torcer para um clube de futebol, torcer para o Bahia é mais que isso. E vou lhes mostrar ao longo dessas cartas.

Quero que saiba, o Bahia provoca em todos nós a verdadeira faceta de sofrer e amar sem esperar nada em troca. O Bahia nos conduz a essa elevada altura de nos permitir sermos super-heróis. E assim como o Super-homem, ele vai conduzindo nosso coração através do tempo, para te contar o fenômeno que perpassa gerações e sempre chega a nós mais vitorioso, mais digno de aplauso sobre os seus belos feitos.

O Bahia transcende, meu jovem tricolor, o seu mero quintal. O Bahia vai atravessando as colunas das defesas adversárias em qualquer lugar para conquistar sempre um título de glória para a nossa Bahia. Assim foi em 1959 e em 1989, em campos adversários, e deverá ser em breve também a Libertadores nossa honra de conduzir o nordeste a tal condição. O Bahia é o time nordestino vocacionado para as grandes conquistas. Mas, essa jornada, jovem tricolor, sócio do Bahia e membro da juventude que irá conduzir o Bahia quiçá a Tóquio, vocês farão sozinhos com os seus filhos.

Assim, meu caro jovem tricolor, a vida continua. O Bahia é a jóia que devemos cuidar dentro do coração, ele é intemporal e a mais profunda lição de que enquanto ouvirmos o nosso hino cantado por nossa gloriosa torcida e as cores em vermelho, azul e branco, saberemos que o Bahia é o clube mais bem amado do Brasil. O clube em que simplesmente é a maior vitrine do jeito de ser e estar do baiano. Vumbora Bahêa, minha porra!

Mauricio Guimarães
Foto, garotão Gabriel Lima/Sempre Bahia

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário