Bahia tem ótimo aproveitamento em 2010

Ao ligarmos as rádios esportivas de Salvador ou ouvirmos os torcedores nas ruas, evidencia-se o grande número de críticas dirigidas ao Esporte Clube Bahia, sejam aos jogadores, ao técnico ou à sua diretoria. Não é para menos, a paciência dos tricolores anda esgotada com tanto tempo sem conquistas de títulos.

Mas de uma coisa ninguém pode reclamar, o aproveitamento do tricolor é um dos melhores do Brasil em 2010, superando o de grandes campeões, como Grêmio, Botafogo e Atlético-MG. O tricolor de aço manteve a maior série invicta de 2010, com 15 jogos, até perder a primeira partida das finais do Baianão para o Vitória, por 1 a 0. Nos últimos 19 jogos, o Bahia só perdeu esse, contabilizando 13 vitórias e 5 empates. Considerando os campeonatos regionais e este início de brasileirão séries A e B, o Sport-PE foi o time que mais pontuou com 58 pontos, seguido pelo Santos e o Bahia, ambos com 51 pontos. O Vitória pontuou 47 pontos, o Ceará 44, Flamengo com 43, Grêmio e Botafogo com 42 cada, Fortaleza fez 43, o Alético-GO ficou com 38 e o Atlético-MG fez apenas 37.

A Copa do Brasil e a Libertadores da América não foram considerados para essa estatística, com o intuito de equivaler o número de jogos disputados pelos times e se referir aos aproveitamentos com maior neutralidade. Dessa forma, considerando os regionais e o brasileirão, os times fizeram números muito parecidos de jogos, variando em no máximo 3 ou 4 jogos de diferença, mas, ainda assim, mantendo, a maioria, uma média de 25 jogos. Bahia e Vitória fizeram 24 partidas nesses dois campeonatos.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário