Trágicas arbitragens tem prejudicado o Bahia

O peso da diretoria do Vitória dentro da FBF, através de seu Presidente rubro-negro, tem dado alguns campeonatos e momentos muito bons à torcida do Vitória. Hoje, caso Arílson errasse a favor do Bahia, acho que o Bahia já estaria desclassificado, dada a forma como a FBF vem administrando os reclames dos clubes, principalmente a do “chorão” rubro-negro, sempre a colocar em questão certa mágoa em levante com os outros clubes, que não foram Campeões nacionais nem conseguiram sequências extraordinárias nos campeonatos passados baianos.

Hoje, mais uma vez, o Bahia foi prejudicado com um penal não marcado. Estaria o Bahia em vantagem no campeonato baiano, caso a arbitragem baiana não se sentisse tão pressionada para apitar temendo o Vitória da Bahia, time da elite baiana.

Tal ideologia de beneficiar o Vitória e salvar os “pequenos” vem sendo alimentada há anos na Bahia esportiva, mas só agora posta em prática pela FBF. Implementando certa tendência a beneficiar o Vitória, um clube hiposuficiente em títulos, para tentar uma reparação histórica, e em detrimento da isonomia que deveria pautar-se a FBF com seus afiliados. O rubro-negro joga, agora, como que amparado por um escudo invisível, que torna todos os outros clubes e principalmente o Bahia objeto de conspirações contra o Vitória, num “denuncismo” que pressiona os árbitros baianos. Essa estratégia só dá certo porque o Presidente da FBF é torcedor do Vitória e não vem a público rechaçar a postura sempre inquiridora que o Vitória assumiu a partir de Paulo Carneiro, melhor estrategista que Maracajá e Osório.

É lastimável a repetição de equívocos contra o Bahia! A tão só escalação de Alessandro Matos nos jogos do Bahia já se configura um acinte. Ba-vis sendo decididos em impedimentos mal marcados, penais claros que não são marcados… Recentemente, o Fluminense de Feira, viu de perto essa manha da arbitragem baiana. Em 2008 e 2009, num BaxVi em Feira e no Barradão, em seguidas vantagens conseguidas pelo rubro-negro baiano estão lá a figura menor dos erros crassos da arbitragem decidindo campeonatos. Um fato raro aconteceu até para justificar meus argumentos: a oposição à direção do Bahia tem reforçado nosso entendimento de que o Bahia tem sido prejudicado sucessivamente pelas arbitragens, pois coloca como uma das prioridades pressionar a FBF por arbitragens mais imparciais.

É mesmo notório o revanchismo também da imprensa rubro-negra que faz o papel de dar cobertura e historiar birras passadas e criar lendas como a figura do Ex-presidente do Bahia Osório Vilas-Boas. Uma delas seria uma confissão ficta contida no livro de Osório. Para quem o leu tem nada de vergonhoso ou mesmo de mancha que poderia macular um título do Esquadrão no livro de Osório. Ao contrário, objetivamente Osório é forçado a reconhecer a inferioridade do Bahia nos bastidores, o que procura contornar com a inteligência de homem do povo que foi.

Veja o penal

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário