Índice mede destrutividade contra o Baianão

BaxVi, meu irmão, é clássico! Não tem essa de campeonato fraco, desequilíbrio financeiro… O clássico do próximo domingo é revigorante e apaga qualquer chaga que porventura o campeonato baiano tenha mostrado.

O artifício de negar importância ao maior clássico do nordeste, em dois jogos decisivos, esconde outros intereses menores, como também esquecem que o BaxVi ajuda os nossos clubes a se capitalizarem; essa rivalidade é construída só no Campeoanto regional, não em inter-estaduais.

Muito embora os campeonatos regionais tenham perdido o mérito de revelar novos valores, e tenha sido a porta dos pesadelos financeiros dos dois grandes da capital, é a partir de um campeonato regional que os clubes começam a esquentar para o nacional.

É certo que o Nordestão é a galinha dos ovos de ouro do Bahia e Vitória, mas em nada o Nordestão pode ser um impecílho para a realização do campeonato baiano, que tem características próprias e que revitaliza o futebol do nosso interior. É uma visão estreita que ampara ondas mais radicais que sinalizam com os fins dos regionais.

Imaginemos a hipótese dos clubes baianos não se saírem bem na Copa do Brasil e no Nordestão, sobraria o desprezado Baianão, sempre fiel a sua tradição na rivalidade entre o nosso interior e a capital do nosso Estado. No caso em questão, não imagino um Campeonato do Nordeste em outra data que não seja durante os regionais. A possibilidade de um Nordestão no segundo semestre é uma aventura fadada ao fracasso por rivalizar com o Nacional, que tem para os clubes grandes da região uma importância maior.

Numa escala que vai de 1 a 10, podemos até estabelecer o grau de destrutividade das más intenções contra o Campeoanto Baiano. Assim, o grau mínimo que vai de 1 a 5, podemos dizer que são impulsos que consideram a possibilidade de termos o fim do Baianão, mas que preveem saídas para os clubes do interior. Num outro grupo, 5 a 7, estariam impulsos que querem o fim do baianão, servindo o Baianão como mera fase classificatória para o Nordestão. No grau máximo, 7 a 10, estão os redicais que pregam o fim do Baianão e não se preocupam sequer com os escrúpulos de acabar com o futebol do interior.

Portanto, agora, podemos afirmar com toda a certeza que o BaxVi é um clássico que confere ao Bahia e ao Vitória ainda o título de melhores no nosso Estado, e que agredir o BaxVi ou o campeonato baiano é também atingir os mais fracos, o futebol do interior, que tem tanto contribuído com as principais conquistas de Bahia e Vitória.

Acabar com um torneiro preparatório como o Baianão esvazia as competições inter-regionais e nacionais. A melhor ajuda que a nossa inteligência poderia dar ao campeonato baiano seria buscar fórmulas de um torneio como a Copa do Brasil, que seria eliminatório e jogado em um curto período de tempo.

BOMBA! TV Itapoan mostra os dois BaxVis ao vivo!

O sítio esportemídia.com acaba de informar que a Tv Itapoar irá mostrar para todo o Estado da Bahia os dois jogos das finais do campeoanto baiano 2010, inclusive Salvador.

Sem mencionar os números, a TV Itapoan desembolsará uma boa grana para os clube cujos valores não foram divulgados.

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário