Copa do Nordeste sofre com bagunça e desdém

Copa do NordesteNesta sexta-feira teremos nova reunião, em Natal, onde serão discutidos os critérios financeiros com patrocinadores e o pessoal da televisão, pelo visto a Copa do Nordeste vai sair mesmo das nuvens, ainda que todos os santos digam que não.

Volto ao tema: onde está o motivo de se realizar este torneio de qualquer jeito, e por cima de tudo, e das coxas e da COPA DO MUNDO, em detrimento de um planejamento adequado, de uma organização perfeita, de uma divulgação ampla e da comercialização de forma rentável desta competição somente para o inicio do próximo ano? De modo que não corra riscos e seja o sucesso de sempre e se mantenha dentro do calendário das competições importante no Brasil, especialmente, agora que o Fábio Koff, recém eleito presidente do clube dos 13, sinaliza com o desejo de trabalhar para a volta dos campeonatos regionais? Confira matéria do site IG, que fornece novas informações e a desaprovação dos grandes clubes do nordeste sobre essa competição, que parece que vai nascer morta!

Um campeonato ressuscitado por causa de uma questão judicial, com regulamento e tabela feitos à revelia dos principais participantes e com rodada marcada para o dia da final da Copa do Mundo. Assim está desenhada a Copa do Nordeste, torneio finado em 2003, quando se chamava Campeonato do Nordeste e perdeu espaço para os estaduais, mas que teve o retorno selado após acordo na Justiça entre a direção da Liga do Nordeste e a CBF, no início de abril.

Isso não quer dizer que a competição vá sair do papel. Vitória e Ceará, integrantes da Série A do Brasileiro, e Sport, da Série B, não garantem presença, apesar de incluídos no regulamento com outros 13 times, de sete estados, e terem jogos marcados na tabela que prevê calendário de 9 de junho a 1° de dezembro – com rodada dia 11 de julho, final do Mundial da África, e o mês de setembro inteiro inativo.

Reunião na tarde desta sexta-feira, em Natal, vai discutir critérios financeiros, como patrocinadores e cota de televisão. O mais provável é que os principais clubes participem com times reservas ou até de juvenis, mas não está descartado que algum deles decida simplesmente abdicar da vaga, o que coloca em risco a realização da disputa.

“Sinceramente, não recebemos nada oficial desta Copa do Nordeste. Não podemos tratar certos assuntos com amadorismo. Tem grande chance de o Sport não participar”, disse o diretor de futebol Aluísio Maluf.

O Vitória também tem tabela truncada. Participante da Copa Sul-Americana, duas datas, 28 de julho e 4 de agosto, serão coincidentes. “A princípio, não é bom por causa da precocidade. Como vamos arrumar patrocinadores em menos de dois meses? Não é algo barato, que você vende em uma quitanda”, argumentou Alexi Portela, presidente do Vitória.

“Se não quiser participar, vou fazer o quê? Não vou morrer pedindo. Mas acredito que meu sacrifício vai ter sido válido e todos os clubes vão aderir depois da reunião”, analisou Eduardo Rocha, presidente da Liga do Nordeste.

Veja a matéria na íntegra aqui

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário