Copa do Mundo x Copa do Nordeste!

COPA DO NORDESTEDepois de algumas dezenas de reuniões em diversas capitais do nordeste, o tão desejado Campeonato do Nordeste (ou Copa do Nordeste) parece sair do papel, para entrar no livro do esquecimento, ou na lista daquele que experimentou o infortúnio de morrer ainda no berço.

Segundo matéria assinada pelo jornalista Rafael Carneiro, vinculada na Tribuna da Bahia desta terça-feira, a Copa do Nordeste será realizada em Junho, concorrendo diretamente com outra Copa, a Copa do Mundo da África do Sul.

O argumento é simples: o Brasil só joga durante o dia e a Copa do Nordeste terá seus jogos programados para a noite (a seleção brasileira jogará às 08h30min, 11h00min e 15h30min).

Resta saber por que o desejo de realizar este torneio de qualquer jeito e por cima de tudo e das coxas, em detrimento de um planejamento adequado, de uma organização perfeita, de uma divulgação ampla e da comercialização de forma rentável desta competição somente para o inicio do próximo ano, de modo que não corra riscos e seja o sucesso de sempre e se mantenha dentro do calendário das competições importante no Brasil?

O Superiendente do Bahia, Elizeu Godoy, achou a idéia ótima, fato que me faz concluir que concorrer com a Copa do Mundo é uma idéia que pode nascer morta, pois não creio que clubes, que já abandonaram as soluções primitiva e amadoras, como o Vitória, Ceará e Sport, assinem abaixo de uma idéia que inicialmente me parece absurda.

Quanto ao que aconteceu na assembléia para a mudança dos estatutos do Bahia, ontem à noite, ainda hoje teremos novas notícias, se elas existirem; esta tarefa é exclusiva do Maurício Guimarães Moura Costa.

A Copa do Nordeste vai mesmo sair do papel e, para decepção dos mais desacreditados, ainda este ano. Isso é o que garante o presidente da Liga do Nordeste, Eduardo Rocha. Em entrevista à Revista Torcida, o dirigente confirmou a realização do campeonato, mas não em maio como estava planejado.

“Retomaremos no mês seguinte, em pleno Mundial, mas sem concorrer com os jogos do Brasil. Ninguém é louco. Até porque as partidas na África acontecerão pela tarde aqui no Brasil, e pretendemos programar as nossas para a noite”, revelou.

De acordo com o dirigente, há o aval da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). “Já está acertado, inclusive, para os próximos dois anos, no segundo semestre”, comentou. A Copa do Nordeste será disputada por 16 clubes – sendo 15 jogos na primeira fase para cada equipe.

Entre elas devem estar Bahia e Vitória. Ontem, o superintendente de futebol do tricolor, Elizeu Godoy, afirmou que o clube ainda não havia recebido nenhum comunicado oficial. “Mas será em um mês em que as equipes estarão paradas e nós temos que ter rentabilidade. O Bahia está a favor da disputa”, revelou o dirigente.

O presidente do Vitória, Alexi Portela, estava com o celular desligado no fim da tarde de ontem e não foi encontrado para comentar a posição do clube. Já o presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, estava em reunião, de acordo com o diretor da entidade, o ex- árbitro Wilson Paim.

Com a liberação da CBF e a confirmação de todos os clubes, a Liga do Nordeste fará uma reunião final no próximo dia 15, em Recife. “Vamos nos reunir com os clubes para definir os problemas de ordem financeira. Está tudo acertado já”, garantiu Eduardo Rocha.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário