Chegou a hora da verdade no baianão 2010

Pronto, balaio fechado, o caminho se encurtou e em três semanas saberemos qual das onças vai beber água. A última rodada da fase decisiva do Campeonato Baiano finalizou na noite de ontem (7) e, agora, todos os classificados para as semifinais foram conhecidos, com apenas uma surpresa, o Camacari do atacante Silvestre, que desbancou numa luta direta o favorito Fluminense de Feira de Santana, junta-se a ele, o Vitória, Bahia, e o Bahia de Feira.

Na zona de baixo, Madre de Deus e Itabuna morreram agarrados, enquanto Ipitanga e Colo-Colo saíram felizes e abraçados, aí também nenhuma surpresa. Exceto Bahia e Vitória, todos os outros clubes entram no campeonato como fortes concorrentes ao rebaixamento.

Ruim para a cidade de Itabuna que, outra vez, fica sem um representante da primeira divisão do campeonato baiano, fazendo aumentar as torcidas do Vasco, Flamengo e Botafogo numa região onde, antigamente, quem tinha cacau era barão.

Confira agora, de quem entende do riscado, como ficou a pontuação de cada clube, quem tem vantagem e as datas dos jogos subsequentes em reportagem da Tribuna da Bahia.

Terminou ontem a 2ª fase do Campeonato Baiano da 1ª Divisão de Profissionais. Dos 12 clubes que começaram a competição em janeiro, ficaram apenas quatro: Bahia e Vitória, de Salvador, Bahia de Feira de Santana e Camaçari do Polo Petroquímico, que a partir do próximo domingo, dia 11, disputam as semifinais, com jogos de ida e volta, na capital e interior do Estado. Itabuna e Madre de Deus, os últimos colocados, foram rebaixados para a 2ª Divisão do Campeonato Estadual de 2011.

Se classificaram para as semifinais, Vitória, 1º colocado com 13 pontos ganhos, e Bahia de Feira de Santana, 2º colocado, com 10 pontos ganhos no Grupo 3; Bahia, 1º colocado com 16 pontos ganhos, e Camaçari, 2º colocado, com seis pontos ganhos, no Grupo 4, com o triunfo de 3 a 2 sobre o Fluminense, no Estádio Armando Oliveira, com gols de Kleuber, Totinga e Diego, descontando Erminio e Sóstenes.

Pelo Regulamento, por melhor campanha, Bahia e Vitória disputam as semifinais com a vantagem de jogar por dois empates, ou dois resultados iguais, e fazem o segundo jogo, a partida de volta, em casa, nos estádios de Pituaçu e do Barradão.

Pela tabela do Campeonato Baiano, domingo, dia 11, jogam Camaçari x Vitória, no Estádio Armando Oliveira, em Camaçari, e Bahia de Feira x Bahia, no Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana. Os jogos de volta estão programados para o outro domingo, dia 18 de abril, nos estádios Governador Roberto Santos, no Parque Metropolitano de Pituaçu, e no Manoel Barradas, na Toca do Leão.

No Quadrangular do Rebaixamento, em Senhor do Bonfim, Ipitanga venceu o Colo-Colo por 3 a 1, gols de Sassá (2) e Lucas, descontando Celson, e em Madre de Deus, o time da cidade venceu o Itabuna por 1 a 0, gol de Robson. Com estes resultados, o Colo-Colo, de Ilhéus, e o Ipitanga permanecem na 1ª Divisão do Campeonato Baiano em 2011, enquanto Itabuna e Madre de Deus foram rebaixados para a 2ª Divisão.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário